A Portugal Telecom anunciou a alienação da sua posição maioritária no capital da operadora de telecomunicações do Botswana Mascom Wireless. Em comunicado, a empresa explica que a operação permitirá um encaixe de 250 milhões de pulas (cerca de 45 milhões de euros) e uma mais valia de 26 milhões de euros.



Os 50,01 por cento do capital detido pela PT passam para a Citizens Investments Limited, que se junta a várias empresas locais responsáveis pelo restante capital da operadora.



A PT explica que a venda desta posição - efectuada através da Portugal Telecom Investimentos Internacionais - se insere numa estratégia de "racionalização e enfoque do portfólio de investimentos internacionais".



A Mascom Wireless existe desde 1998 e terminou o ano passado com 330 mil clientes o que lhe garante uma quota de 70 por cento do mercado, responsável por um volume de negócios de 65 milhões de euros em 2003.



No comunicado a PT esclarece que a operação de venda da posição maioritária foi acompanhada de um Acordo de Gestão segundo o qual a operadora portuguesa vai continuar a prestar serviços de assessoria na gestão da empresa ao longo dos próximos 10 anos.



Notícias Relacionadas:

2003-07-21 - PT passa a deter totalidade de capital da PT Prime com aquisição de 12,5% à SIBS

2002-10-17 - Portugal Telecom compra PTM.com e Páginas Amarelas à PT Multimédia