O quarto trimestre de 2014 foi o mais forte dos últimos três anos para o sector das tecnologias. Entre outubro e dezembro os portugueses gastaram 747 milhões de euros, um aumento superior a 2% relativamente aos resultados conseguidos em 2013.

Mas tendo em conta o desempenho total dos dois anos - 2013 e 2014 -, então o aumento verificado foi de 8,6%, um salto significativo e que é o reflexo de que para muitas famílias o clima económico aliviou. No total o ano de 2014 rendeu 2,46 mil milhões de euros ao mercado tecnológico.

O segmento das telecomunicações, onde se incluem os smartphones, foi o que mais "empurrou" os resultados positivos ao ter contribuído com 660 milhões de euros em receitas. A consultora GfK concluiu ainda que no espaço de um ano o preço médio dos equipamentos desceu cerca de 10%.

Mas na segunda posição muito perto surge o segmento das tecnologias de informação com os tablets e os híbridos a contribuírem para os bons resultados.

No entanto o relatório Gfk Temax sublinha que 2014 foi o primeiro ano no qual o mercado dos tablets sofreu uma contração de quase 4%.

Do lado negativo há a destacar - uma vez mais - o mercado da fotografia que continua a registar perdas trimestrais consecutivas. Só no último trimestre de 2014 a diferença para o mesmo período do ano transato foi superior a 30%.

"Uma das principais causas deste desfecho tem a ver com a existência de uma oferta mais diversificada de equipamentos que permitem tirar fotografias de boa qualidade", salienta a Gfk em comunicado.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico