Embora a Black Friday só se assinale esta sexta-feira, várias lojas anteciparam o período de descontos e promoções e, novos dados do KuantoKusta revelam que, entre os dias 14 e 20 de novembro, os portugueses pouparam cerca de 21,7 milhões de euros.

Ao compararem os preços na plataforma, os consumidores pouparam, em média, 39 euros por encomenda. Durante esta semana, o comparador registou um aumento de 20% nas visitas. Ao todo, mais de 1,7 milhões de produtos foram pesquisados e 558.390 encomendas feitas a partir do marketplace.

“Para a semana da Black Friday, a expectativa é que haja um incremento em cerca de 40% destes números, quer em número de produtos procurados, quer em encomendas”, avança Ricardo Pereira, diretor de marketing do KuantoKusta, citado em comunicado.

O responsável detalha que, devido à atual situação socioeconómica, os consumidores passaram a ser mais cuidadosos na hora de gastar, centrando as suas atenções naquilo que é mais essencial, no entanto, “sem deixar de piscar o olho, por exemplo, à Playstation 5 ou aos últimos modelos de iPhone”.

Olhando para a diferença de preços nos produtos mais procurados, o KuantoKusta afirma que as oportunidades de poupança podem ultrapassar os 25%, como nos produtos de gaming. Por exemplo, no caso do modelo de 64 GB da Nintendo Switch OLED, na cor branca, a diferença entre o preço médio praticado e o preço mais baixo identificado pelo comparador é 102,07 euros, numa oportunidade de poupança que equivale a 26,72%.

No segmento dos televisores, a percentagem de variação entre o preço mínimo e preço médio vai até aos 18%. No caso do artigo mais caro da lista, uma Smart TV LG OLED Evo de 65 polegadas, a diferença é de 323,63 euros, equivalente a 16%.

Black Friday: Portugueses perdem interesse em smartwatches e tablets mas mantêm outras preferências
Black Friday: Portugueses perdem interesse em smartwatches e tablets mas mantêm outras preferências
Ver artigo

Por outro lado, o Redmi Note 11s é o produto em que a percentagem de poupança é mais baixa, de 11,93%, com uma diferença de cerca de 29 euros entre o preço mínimo e o preço médio de mercado.

No que toca às categorias de produtos mais procurados durante a semana em análise destacam-se os eletrodomésticos essenciais para a casa. O “pódio” é composto por máquinas de secar roupa em primeiro lugar, com um aumento de 195,99% na procura; exaustores em segundo, com uma subida de 163,04%; e fritadeiras em terceiro, com uma de 134,40%.

Os auriculares (mais 125,79%), televisores / TV LED-LCD (mais 122,34%), assim como monitores para PC (mais 118,04%) e tablets (mais 100,05%), também fazem parte do Top 20 de produtos mais procurados.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.