A meio de Abril o Programa Operacional Sociedade da Informação (POSI) publicou na sua página Internet dois avisos sobre o encerramento de candidaturas a dois programas em curso, o Conteúdos.pt e FASI - Fundo de Apoio à Dinamização da Sociedade da Informação. As razões apresentadas para esta suspensão prendem-se com o elevado número de projectos entregues para avaliação e a necessidade de analisar a eficácia destes programas.



Em entrevista ao TeK, Pedro Veiga, gestor do POSI, afastou qualquer relação entre a suspensão destes concursos e a mudança de Governo, que pode implicar um realinhamento estratégico da área da Sociedade da Informação. "Foi uma mera medida de gestão operacional, tomada por mim antes de qualquer reunião com a nova tutela", confirma.



Do ponto de vista das boas técnicas de gestão fazia todo o sentido suspender as candidaturas, defende Pedro Veiga, explicando que estavam a ser recebidas pelo Gabinete de Avaliação uma quantidade substancial de candidaturas e o painel de avaliação não estava a conseguir dar os pareceres ao mesmo ritmo. Além disso, o gestor do POSI sublinha que o "Conteúdos.pt" foi um concurso aberto a meio do ano passado, sem data de finalização, pelo que a determinada altura é suposto encerrar.



Outra das razões que levou à suspensão das candidaturas foi o facto da dotação financeira para a medida de conteúdos estar já comprometida em mais de 45 por cento do valor total previsto. Embora muitos dos projectos sejam plurianuais, esta medida vai durar até 2006 e por isso conclui-se que "era altura de fechar as candidaturas para fazer um balanço do que foi aprovado", afirmou Pedro Veiga.



Apesar da suspensão das candidaturas, Pedro Veiga explica que os concursos voltarão a ser abertos depois de uma avaliação dos projectos entretanto entregues e dos que já foram aprovados.



Uma entrevista com Pedro Veiga, que explora esta área dos concursos e faz o ponto de situação do POSI, alinhando igualmente desenvolvimentos futuros, será publicada no próximo fim de semana no TeK.

Notícias Relacionadas:

2002-04-26 - Anterior governo concedeu 10,5 milhões de euros a Braga Digital através do POSI

2001-06-25 - Ministério da Ciência e Tecnologia dá início ao Conteúdos.pt


2001-04-08 - 8,7 milhões de contos para o desenvolvimento da Sociedade da Informação

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.