O Prémio Empreendedorismo Inovador na Diáspora Portuguesa promovido pela Cotec Portugal recebeu este ano um número recorde de candidaturas: 176 empresas e empreendedores vão ser avaliados por um júri. A maior parte dos projetos está ligado ao sector empresarial e financeiro, sendo que o segundo segmento mais representado é o das indústrias criativas.



A concurso existem ainda projetos na área das tecnologias da informação e comunicação, transportes, restauração e turismo, e ensino e investigação.



Os mais de 170 participantes têm projetos sediados em 37 países: França representa a maior percentagem de concorrentes, com 21%, seguido dos EUA com 16% e do Brasil com 10%.



«Há sete edições que pretendemos celebrar o trabalho desenvolvido pelos portugueses na diáspora. Para além do reconhecimento pelas carreiras que têm sido desenvolvidas, pretendemos também reforçar os laços desta comunidade com Portugal, proporcionando contactos e sinergias que possam ser úteis para todos os portugueses, independentemente do local onde vivem», comenta em comunicado Joaquim Sérvulo Rodrigues, que vai presidir o júri da distinção da Cotec.



O prémio da Cotec faz parte de uma iniciativa mais abrangente - na qual também participa a Fundação Calouste Gulbenkian com o Ideias de Origem Portuguesa - o FAZ, uma iniciativa para aproximar os projetos portugueses no estrangeiro do país origem dos empreendedores.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.