A Apple não está na linha da frente das inovações da inteligência artificial generativa (pelo menos que se saiba, por enquanto). Muito se tem falado sobre a demora da empresa em apetrechar ofertas com estas habilidade. Muito se falou também sobre o facto de a Inteligência da Apple não estar pronta a tempo do lançamento da mais recente versão do smartphone da marca, o iPhone 16.
Isso também é um problema para a empresa? Para os menos conhecedores da história da companhia, Tim Cook, CEO, garante que não. Fazer primeiro nunca foi a máxima da Apple a continua a não ser. Numa entrevista ao The Wall Street Journal, onde falou sobre IA e alguns ensinamentos que guarda do tempo em que trabalhou com Steve Jobs, Tim Cook reassumiu que a ambição da Apple “não é ser primeira, é ser a melhor”.
“Estamos completamente à vontade com o facto de não sermos os primeiros”, sublinhou Tim Cook na entrevista. “Na verdade, é preciso algum tempo para fazer algo realmente bem. É preciso muita iteração. É preciso preocuparmo-nos com todos os pormenores e, por vezes, é preciso um pouco mais de tempo para o fazer. Preferimos apresentar esse tipo de produto e de contribuição do que lançar algo primeiro”.
Como também sublinhou, se for possível “fazer as duas coisas em simultâneo, isso é fantástico. Mas se só conseguirmos fazer uma, não há dúvidas. Se perguntarmos a 100 pessoas, 100 vão dizer-nos que o importante é fazer melhor”.
Tim Cook está convencido que a fabricante vai chegar aí com a Inteligência da Apple e que as ferramentas que está a preparar para esse pacote vão ter um impacto tão transformador no mercado, como tiveram outras invenções da companhia. Dá mesmo exemplos e compara a inovação desta nova geração de ferramentas de IA, com o impacto para todo o mercado do lançamento do ecrã multi-toque do iPhone ou da roda de menus do iPod (Clickwheel).
Diz que a experiência com funcionalidades como os resumos de informação vão fazer de facto a diferença na vida das pessoas, porque vão ajudar a poupar muito tempo. Segundo ele, a Apple Intelligence terá o poder de alterar profundamente a experiência com os produtos da Apple. Isso ficará para a história, o facto de o último iPhone da marca ter começado a ser vendido ainda sem integrar estas novas funcionalidades não.
As lições de gestão que Tim Cook aprendeu com Steve Jobs
Steve Jobs também deu o mote para uma parte da conversa de Tim Cook com o WSJ, com o gestor a admitir que aprendeu muito com o icónico presidente da Apple e a revelar que nem sempre foi fácil perceber a sua forma de agir, mas que foram muitas vezes que acabou por perceber os ganhos que daí poderiam resultar.
Tim Cook diz que aprendeu o valor da inovação com Steve Jobs e que foi também com ele que percebeu a validade de outra máxima: “equipas pequenas podem fazer coisas impressionantes”. Foi usando essa lógica que a empresa chegou ao conceito tanto do iPod como do iPhone, embora nem todos concordassem que aquela era a dimensão de recursos certa para projetos de tamanha importância.
O atual líder da Apple contou também que Jobs gostava de ser desafiado. Acreditava que “as melhores pessoas para nos rodearmos são as que nos desafiam” e aconselhava Tim Cook a contratar pessoas com skills que ele próprio não tinha, sem se sentir ameaçado por daí poderem surgir ideias melhores do que as suas. Pelo contrário, Jobs via isso como um ganho e facilmente mudava de ideias em relação a um tema, quando alguém tinha uma ideia melhor e conseguia demonstrá-lo.
Tim Cook confessou que aprendeu enquanto trabalhava com Jobs a não continuar amarrado às ideias do passado. Admitiu que no início não foi fácil pôr em prática esse desprendimento, mas acabou por perceber que “esta é uma característica brilhante”.
Na mesma entrevista o CEO da Apple falou ainda dos Vision Pro, admitindo que o dispositivo continua a ser para early adopters e o facto de não ter uma aplicação mobilizadora não ajuda. Também lembrou que não é a primeira vez que um produto da Apple tem um arranque de vendas fraco. Aconteceu o mesmo com o iPhone e com o iPod e o que aconteceu a seguir já é conhecido.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
SU7 Ultra é o novo carro desportivo da Xiaomi e chega ao mercado em 2025. Preço já foi divulgado -
App do dia
App Abstractly mostra o poder da informação resumida com inteligência artificial -
Site do dia
É esquecido? Faça anotações rápidas em post-its diretamente numa página de internet -
How to TEK
O que é o formato de imagem Webp e como gravar facilmente no computador
Comentários