Na agenda da visita a Portugal está um encontro como ministro da Solidariedade, Emprego e Segurança Social e com o presidente do Centro de Emprego e Formação Profissional, respetivamente Pedro Soares e Jorge Gaspar, para a assinatura de um "novo acordo de investimento na área do emprego", divulgou a companhia numa nota à imprensa. O acordo, refere a mesma fonte, vai definir os termos de um acordo de cooperação entre Microsoft e IEFP.

O responsável vai ainda encontrar-se com empresas incubadas na Startup Lisboa, com clientes da Microsoft em Portugal e com o novo presidente da câmara da capital, Fernando Medina.
Jean-Philippe Courtois é o responsável máximo pelo negócio da Microsoft em todos os mercados, com exceção dos Estados Unidos e Canadá. Numa das últimas passagens por Portugal, o responsável da Microsoft deu voz a anúncios de novos investimentos no país na ordem dos três milhões de euros, a aplicar entre 2010 e 2013.

Foram visados o programa Elevar Portugal, que previa formação para PMEs, start ups e desempregados; o Programa Mais, que apoiava PMEs na preparação de candidaturas a fundos comunitários para se munirem de novas ferramentas tecnológicas; e o BizSpark.

Este último é uma iniciativa de apoio a startups, que dá acesso a software gratuito, e que em 2010 a Microsoft reforçou para chegar a mais 150 empresas, até 2013.

Na mesma altura e multinacional propunha-se a colaborar na formação de 10 mil desempregados ou empregados em PME com baixos recursos ao nível da qualificação, a área da formação volta a ser um dos pontos em destaque na nova visita.