A SpaceX anunciou que no final deste ano vai lançar a Inspiration4, a primeira missão comercial tripulada que a empresa vai colocar em órbita. A missão terá quatro tripulantes. Jared Isaacman, fundador e CEO da Shift4 Payments, será o líder e já disse que quer fazer desta uma missão de solidariedade. Como tal, vai doar dois dos restantes três lugares disponíveis na Crew Dragon a funcionários do St. Jude Children’s Research Hospital, um hospital que trata crianças com cancro, e usar o último lugar disponível para promover uma angariação de fundos, que se estima possa chegar aos 200 milhões de dólares.

O Complexo de Lançamento 39A, do Centro Espacial Kennedy na Flórida, será o local de partida da missão, que deverá ocorrer durante o último trimestre do ano. A aterragem, após a reentrada na atmosfera terrestre da cápsula Crew Dragon, também acontecerá nas águas da Flórida.

“A tripulação da Inspiration4 receberá formação de astronauta comercial da SpaceX sobre o veículo de lançamento Falcon 9 e a nave espacial Dragon, sobre mecânica orbital, operações em microgravidade, gravidade zero e outras formas de testes de stress”, explica a SpaceX num comunicado divulgado esta segunda-feira à noite.

Os primeiros tripulantes civis das missões espaciais da SpaceX vão ainda passar “por treinos de preparação de emergência, exercícios de entrada e saída de veículos espaciais, bem como simulações de missão parcial e completa”.

A viagem durará vários dias - Elon Musk estima que dois a quatro, mas admite que possam ser mais - e vai “orbitar a Terra a cada 90 minutos ao longo de uma trajetória de voo personalizada” que será “cuidadosamente monitorizada a cada passo pelo controlo da missão SpaceX”, acrescentou ainda a empresa espacial.