O fabricante de software canadiano Corel está prestes a ter novo dono, depois dos principais accionistas (com cerca de 72,7 dos direitos de voto) terem aceitado uma oferta de 98 milhões de dólares, apresentada pela Vector Capital. A proposta da capital de risco permitirá um ganho por acção de 1,05 dólares, mas terá ainda de ser aprovada, pelo menos, por dois terços dos accionistas detentores das 93 milhões de acções dispersas no mercado.



A administração da empresa não acredita em grandes alterações resultantes destes votos, revela a C|net citando o CEO da empresa Derek Burney. A decisão final será tomada na próxima quinta-feira no tribunal superior de Ottawa, onde se espera alguma agitação provocada por um grupo de accionistas que consideram não terem sido levados em conta os direitos dos pequenos accionistas, nesta operação. Os responsáveis da empresa não acreditam, no entanto, que este grupo seja suficiente para fazer alterar o sentido da decisão inicial, já aprovada pelo regulador canadiano.



Numa conferência via telefone, os responsáveis da Corel garantiram que os contactos com a capital de risco compradora revelaram que esta está disposta a apoiar a actual orientação estratégica da empresa e equipa de gestão.



A Vector Capital é uma capital de risco especializada em empresas de tecnologias, que compra empresas do sector, em situação financeira difícil, para depois de recuperadas as voltar a vender.



A Corel ganhou lugar de destaque no mercado sobretudo devido às suas aplicações gráficas como o CorelDraw line ou o WordPerfect, mas nos últimos anos perdeu terreno para empresas concorrentes como a Adobe Systems.



Há cerca de dois anos, a empresa esteve à beira da falência tendo sido salva por alguns investimentos feitos pelo accionista Microsoft, no desenvolvimento de novos serviços. Entretanto, a Microsoft já tinha chegado a acordo com a Vector Capital para venda das suas acções, no início do ano.



Notícias Relacionadas:

2003-06-09 - Corel aceita proposta de compra da Vector