A IBM pediu ontem ao Supremo Tribunal suíço para bloquear a queixa apresentada por um grupo de defesa dos direitos dos ciganos que acusa a empresa americana de facilitar a morte de ciganos ao vender aos nazis máquinas de perfuração de cartões que tornaram mais eficiente a busca, captura e exterminação de seis milhões de judeus e 600 mil ciganos europeus.



Um porta voz da IBM mostrou-se confiante nos resultados deste recurso ao supremo que tenta bloquear o avanço do processo iniciado em 2001 (ver Notícias Relacionadas) e que já percorreu várias instâncias, na sequência de diversos recursos da empresa americana e da falta de competência dos tribunais implicados para julgar aquele tipo de crime moral.



A Gypsy International Recognition and Compensation Action representa cinco descendentes de vítimas do holocausto assassinadas durante a Segunda Guerra Mundial. Os advogados da organização pretendem provar que os escritório da IBM, em Genebra, centralizavam a actividade europeia da multinacional na Europa na década de 30, respondendo directamente à sede nos Estados Unidos. A IBM tem vindo a recusar esta teoria.



Numa primeira fase o tribunal chegou a considerar que a multinacional nem teria uma representação efectiva no país durante aquele período. Esta tese foi posteriormente afastada numa instância superior, tendo ficado provado que Genebra tinha de facto uma representação da empresa americana. A IBM defende, no entanto, que durante aquele período não controlava a actividade desta delegação.



Se o Supremo Tribunal Suíço aceitar o recurso da IBM o caso pode ficar por aqui, caso contrário a empresa sujeita-se a julgamento - o que poderá arrastar o processo por mais cinco anos - e ao pagamento de indemnizações às vítimas.



As primeiras estimativas de perdas para a IBM foram já calculadas por especialistas contactados pela imprensa internacional. Segundo estes números se o caso avançasse para julgamento e a decisão judicial fosse favorável à acusação, as indemnizações a pagar poderiam atingir os 10 mil milhões de euros.



Notícias Relacionadas:

2001-03-30 - Advogados de vítimas de nazis desistem de processo contra IBM

2001-02-12 - Livro implica IBM no Holocausto

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.