Programadores, consultores e analistas funcionais estão entre os profissionais que as empresas mais pretendem recrutar durante o ano de 2014. Esta é a análise feita pela Hays às tendências do mercado de trabalho em Portugal.

De acordo com o Guia do Mercado Laboral 2014, cerca de 58% das empresas ponderam contratar mais colaboradores, o valor mais alto registado desde 2009.

No ramo da programação a preferência vai para quem tem experiência nas linguagens Java, .Net, C# e no desenvolvimento de aplicações móveis, um mercado que está em constante expansão. Os consultores e analistas funcionais vão ser procurados por empresas nacionais que estão a implementar sistemas informáticos em mercados internacionais.

O segmento do emprego relacionado com as tecnologias da informação também fica marcado por uma grande mobilidade. "78% dos profissionais de TI consideram mudar de emprego já este ano", escreve a Hays em comunicado.

A maior parte dos trabalhadores de TI, 82%, recomendariam o empregador atual a um futuro empregado. As condições económicas também parecem não ser um problema, já que 59% dos profissionais negociaram o salário, tendo 27% conseguido um aumento em 2013.

Num outro ponto de análise conclui-se que os empregos relacionados com as engenharias têm uma baixa taxa de desemprego, situada nos 12%.

O Guia do Mercado Laboral é baseado em milhares de entrevistas e reuniões realizadas pela Hays, e em 4.000 inquéritos realizados a profissionais qualificados e de mais de 800 empregadores.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico