O programa Horizonte 2020 – programa quadro comunitário de Investigação & Desenvolvimento já conta com quase dois anos no terreno e segundo as contas partilhadas pela FCT os cientistas, as unidades de investigação e as empresas portuguesas já captaram 204 milhões de euros de financiamento, um valor que corresponde a 1,8% do financiamento total do concurso.

Na próxima semana, durante o ICT2015 que decorre em Lisboa, será detalhado o programa de trabalho para 2016-2017, mas Pedro Carneiro, vice-presidente da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) mostrou ontem a sua satisfação com os resultados obtidos até agora. Num encontro com jornalistas a propósito da conferência, o executivo adiantou que 2014 foi o primeiro ano em que se conseguiu este resultado de balanço positivo entre o financiamento que se captou do programa e a contribuição do orçamento nacional.

Os projetos portugueses captaram 146 milhões de euros dos 8,5 mil milhões atribuídos pelo Horizonte 2020, tendo Portugal contribuído com 120 milhões de euros de financiamento, o que permite o balanço positivo que é inédito.

Embora os números de 2015 não estejam ainda fechados, e só devam ser conhecidos no primeiro trimestre de 2016, a tendência positiva mantém-se. Já estão apurados cerca de um terço dos concursos e até ao momento os projetos nacionais captaram 2% do orçamento disponível.

Com este desempenho o país está no bom caminho para atingir a meta que tinha sido traçada para o período de 2014-2020, de angariar 1,5% do financiamento total do concurso.

De acordo com os dados da FCT, entre as 413 propostas com participação de Portugal aprovadas, há até agora 97 coordenadas por entidades portuguesas, incluindo 11 do programa Twinning, que estabelece parcerias entre entidades de países considerados de baixo desempenho científico com instituições europeias líderes mundiais.

Na próxima semana vão estar em destaque no ICT 2015 150 projetos selecionados de entre os melhores da europa, 10 dos quais contam com participação portuguesa.