A reprogramação do Programa de Resolução e Resiliência abriu uma dotação de 60 milhões de euros para apoiar investimentos em tecnologias para a indústria 4.0 nas empresas, no âmbito de uma nova medida de apoio complementar a ser introduzida na componente 16 Empresas 4.0 do Programa.

A medida, que prevê subvenções até 200 mil euros, está direcionada para projetos de investimento que contribuam para a transformação digital das empresas e para a melhoria da sua sustentabilidade ambiental, explica o Ministério da Economia e do Mar, numa nota de imprensa.

Para ter acesso ao apoio, que se espera chegue a mais de 200 pequenas e médias empresas, os projetos têm de visar a inovação organizacional e de processos em pelo menos uma de um conjunto de áreas.

A medida pode apoiar iniciativas de transição digital de processos operacionais, incluindo para a gestão e planeamento de produção e logística, soluções para armazenamento, gestão e processamento avançado de dados, soluções de inteligência artificial aplicadas ao processo produtivo, ou soluções de digital twins (novos modelos digitais), simulação, e modelação industrial.

O mecanismo está igualmente disponível para apoiar investimentos no desenho e manufatura aditiva, projetos de realidade aumentada, realidade virtual e visão artificial aplicados aos processos; investimento na área da robótica colaborativa e cognitiva, interface humano-máquina e sistemas ciberfisicos, ou de sensorização e electrónica avançada, IoT, soluções cloud e edge.

Da mesma lista fazem parte potenciais projetos de investimento em infraestrutura de redes, comunicação e computação avançada, associados aos processos, bem como investimentos em software inovador e interoperabilidade de sistemas.

“Com este apoio pretende-se demonstrar que a incorporação de tecnologias digitais nos processos pode trazer ganhos rápidos de produtividade também às PME, potenciando o seu crescimento”, sublinha a nota do Ministério da Economia e do Mar”.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.