A Portugal Telecom inaugurou hoje na China uma empresa prestadora de serviços de localização remota de veículos ou objectos em movimento e em tempo real.



A Archway vai cobrir todo o território chinês e fornece uma oferta que se dirige sobretudo a clientes empresariais da indústria transportadora chinesa de pessoas e carga.



O serviço funciona através de um equipamento com localização por GPS, instalado no veículo, que comunica via SMS e fornece informação em tempo real a um Data Center. O cliente tem acesso permanente à informação, também em tempo real, via Internet, através de um site próprio.



Esta nova empresa, inaugurada no segundo dia de visita do Primeiro Ministro José Sócrates à China, resulta de uma joint-venture entre a China Transport Telecommunication Center, organismo do ministério chinês das comunicações, e a China Pathway Logistics (CPL), empresa controlada pela PT (em 66,67 por cento. A CPL, que integra outros investidores privados para além da PT, controla a Archway com 70 por cento do capital.



Na China, a PT tem ainda uma participação de 80 por cento na Directel Macau, empresa responsável pela edição das directorias telefónicas de Macau, uma parceria com a ZTE - através da PT Inovação - para a cooperação técnica e científica no desenvolvimento e distribuição do equipamento de telecomunicações e um acordo de fornecimento de equipamentos rádio GSM com a Huawei para a Vivo.



Há um ano e meio, quando a PT anunciou este investimento, estimava que a China contasse com uma frota de transportes na ordem dos 10 milhões de veículos, número que nos três anos seguintes se esperava viesse a duplicar. Deste universo, a expectativa da PT em Julho de 2005 era a de captar um mínimo de 300 mil veículos em três anos.



Notícias Relacionadas:

2005-07-28 - PT agrupa participações asiáticas em nova sub-holding e anuncia investimentos