Para completar com sucesso o negócio com a brasileira OI, a Portugal Telecom poderá ser obrigada a vender a participação de 29 por cento que detém no portal UOL, o maior da América Latina.



A notícia foi avançada este fim-de-semana pelo Diário Económico, que sublinha o facto da OI manter um portal que é o maior concorrente no mercado brasileiro do UOL, o IG. A questão estará a ser analisada pelo regulador brasileiro, que avalia a necessidade da PT vender ou não a quota no UOL.



Fonte oficial do regulador da concorrência brasileiro confirmou ao diário português a pertinência da questão, mas explicou que não pode neste momento adiantar mais informação sobre o assunto, que ainda está em fase de análise.



Lançado em Abril de 2006, o UOL mantém a posição de maior portal de conteúdos em português da América Latina. De acordo com informação disponibilizada pela empresa no site, sete em cada dez brasileiros são utilizadores da plataforma. Segundo dados recentes a empresa assegura uma audiência média mensal de 27,8 milhões de utilizadores únicos e 4,3 mil milhões de páginas visitadas por mês.



A Portugal Telecom está na fase final do processo de aquisição de 23 por cento do capital da Oi. O negócio é uma espécie de via alternativa para manter presença no Brasil, depois da posição que o incumbente português tinha na Vivo ter sido adquirida pela parceira Telefónica que detinha com a PT, em partes iguais, uma posição de controlo na empresa brasileira.