O ministro presidente da Baviera demonstrou abertura para ajudar a reestruturação da Qimonda. Horst Sehofer esteve reunido com o Presidente da República, Cavaco Silva, que visita a Alemanha.

As declarações do responsável a seguir ao encontro mostram alguma mudança de postura, já que esta era uma das partes envolvidas que registava alguma resistência em ajudar a Qimonda, refere o Jornal de Negócios.

Na conversa com Cavaco Silva "falámos como Portugal, a Saxónia, a Baviera, o Estado alemão e a União Europeia, podem ajudar a resolver o problema e como podemos todos juntos manter os empregos e manter esta tecnologia importante na Europa", afirmou Horst Sehofer.

O responsável salientou ainda que é necessário apresentar uma solução nas próximas semanas, sobretudo do ponto de vista financeiro.

A Qimonda iniciou o processo de falência em Janeiro último, deixando de poder apostar na sua fábrica em Vila do Conde. Desde essa altura que se têm vindo a desenvolver vários esforços para tentar viabilizar a unidade portuguesa.