A Cision divulgou as 50 startups mais mediáticas de Portugal em 2019 e a Uniplaces foi a que mais se destacou nos órgãos de comunicação social. A plataforma online para reservas de alojamentos para estudantes foi mencionada em 285 notícias desde o início de 2019 e até 31 de outubro.
No top 3, e quase colada à startup, ficou a Unbabel, uma plataforma de tradução humana movida a inteligência artificial, com presença em 282 notícias. A tecnológica Feedzai completa o pódio das startups portuguesas mais mediáticas, com um total de 240 notícias veiculadas.
No ranking da especialista em serviços e software de comunicação e marketing a Attentive, Indie Campers, Sound Particles, Go Parity, Seedrs, Aptoide e Planetiers completam o top 10. Todas elas foram referenciadas em mais de 100 notícias este ano.
O objeto do estudo foram todas as notícias veiculadas no espaço editorial português, em mais de dois mil meios de comunicação social, entre 1 janeiro e 31 de outubro de 2019, num total de mais de quatro milhões de artigos analisados.
O desempenho mediático é calculado tendo em conta a metodologia Cision de avaliação de comunicação, que considera o número de notícias identificadas, o espaço ou tempo de antena ocupado e as oportunidades de visualização. Neste sentido, tem ainda em conta as audiências alcançadas através de cada órgão de comunicação social que veiculou informação sobre as empresas em estudo.
A validação da lista final das startups selecionadas que foi submetida a pesquisa na base de dados da Cision teve o apoio da agência portuguesa Corpcom.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Fortnite toma de assalto Counter-Strike 2 e Valorant com o novo modo Ballistic -
App do dia
Nintendo Music traz 40 anos de bandas sonoras dos jogos para o smartphone -
Site do dia
Europa Clipper inspira nova banda desenhada sobre astrobiologia da NASA -
How to TEK
Mude o assistente do Waze para a vozes do Venom e Eddie Brock
Comentários