O Fórum Económico Mundial (WEF na sigla em inglês) tem vindo a selecionar as melhores ideias inovadoras em áreas ligadas à tecnologia desde 2000. O WEF já deu a conhecer ao mundo a sua seleção de 100 novos Technology Pioneers, com muitas propostas focadas na utilização de tecnologias para proteger o meio ambiente, melhorar os serviços de saúde e ajudar a construir um futuro melhor.

A iniciativa reconhece as empresas que estão numa fase inicial de desenvolvimento e que se distingam na inovação, no potencial impacto na sociedade, na capacidade de apresentação de um protótipo funcional, assim como na viabilidade e liderança.

O WEF explica que a diversidade marca a edição de 2020 da iniciativa: das 100 empresas escolhidas, mais de um quarto conta com líderes femininas. Para lá dos tech hubs mais conhecidos, chegam também soluções tecnológicas inovadoras vindas dos quatros cantos do mundo. Por exemplo, a brasileira CargoX está a ajudar os camionistas do país a digitalizar o seu trabalho e otimizar a sua logística.

a indiana ZestMoney quer transformar a indústria de serviços financeiros através da tecnologia e disponibilizar planos de crédito mais acessíveis e a queniana Twiga quer baixar os custos da alimentação em África ao tornar mais eficientes das cadeias de produção.

No que toca à preservação do meio ambiente, a Polystyvert, vinda do Canadá, quer implementar uma economia circular para plásticos e a Aleph Farms, de Israel, está a desenvolver novas formas de produzir alimentos de forma mais sustentável.

O contexto da pandemia de COVID-19 também marcou a edição de 2020 dos Technology Pioneers e várias das empresas escolhidas estão a usar a sua tecnologia para ajudar na luta contra a doença. A norte americana Sherlock Biosciences e a chinesa Genetron Health participaram no desenvolvimento de testes rápidos à COVID-19 e a sul-coreana Lunit, que criou uma IA especializada em analisar radiografias de pacientes com doenças pulmonares, disponibilizou gratuitamente o seu software a médicos.

Twitter listado como pioneiro tecnológico pelo World Economic Forum
Twitter listado como pioneiro tecnológico pelo World Economic Forum
Ver artigo

Poderá acompanhar todos as propostas inovadoras escolhidas no website do WEF. Recorde-se que muitas das empresas que figuram as listas de pioneiros são hoje nomes já bem conhecidos do público. Entre eles contam-se a Google, a Airbnb, a Kickstarter, a Mozilla, o Spotify ou ainda o Twitter.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.