O grande avanço tecnológico da chamada inteligência artificial generativa traz implicações importantes para todos e, nomeadamente, para as empresas e para as suas operações, e nisto, nos lucros que podem obter. Embora as previsões futurísticas sejam sempre difíceis, o National Bureau of Economic Research decidiu arriscar e quantificar o impacto da tecnologia nos valores de mercado das empresas.

A agência classificou as 100 maiores empresas norte-americanas de capital aberto pelo nível de exposição ao ChatGPT das suas forças de trabalho. Quanto maior a exposição, maior o potencial de valorização das ações da empresa, à medida que a tecnologia aumenta a produtividade.

Os analistas do National Bureau of Economic Research criaram um Top 15, tanto para as empresas com maior exposição, como para as com menor exposição ao ChatGPT.

Clique nas imagens para conhecer as duas listas

Sem surpresa, são muitas as empresas listadas da área da engenharia informática no top de maior exposição, desde o desenvolvimento de software até à produção de semicondutores. Curiosamente, observam os analistas, as ocupações específicas mais afetadas são aquelas com tarefas cognitivas não rotineiras – como análise, etc. - em vez de tarefas cognitivas rotineiras, como processamento de números formulados.

O relatório também aponta que as indústrias com mais exposição têm tendência para pagar salários maiores, sugerindo que mais trabalhadores em cargos bem remunerados podem ter as carreiras transformadas pela tecnologia. Estas indústrias também tendem a ter mais colaboradores em relação ao seu capital, gastam mais em investigação e desenvolvimento e possuem menos ativos físicos.

Na lista de empresas menos expostas - ou seja, com menor risco de substituir os trabalhadores pela IA generativa - também não há surpresas de maior: são normalmente negócios na área do retalho, fortemente dependentes de tarefas manuais.

O relatório aponta ainda que as empresas com maior exposição ao ChatGPT superaram as empresas com menor exposição em mais de 40 pontos em retorno diário, nas duas semanas seguintes ao lançamento da tecnologia.