Durante o primeiro trimestre a Altice Portugal registou um crescimento global de receitas de 0,6%, atingindo os 704 milhões de euros e beneficiando de crescimentos de 2,8 e 4,6% nos segmentos de consumo e empresarial, excluindo a Altice Labs, reportou a empresa ao mercado. A base de clientes continua a crescer e a Altice Portugal conta com 14 milhões de assinantes de serviços (RGUs), destacando que o investimento em redes 4G e 5G foi reforçado, atingindo já na quinta geração os 95,66% da população em Portugal.

Segundo os dados, o EBITDA da empresa cresceu 5,6% para os 295 milhões de euros, uma subida face ao mesmo período de 2023 quando atingiu os 245 milhões. A Altice Portugal destaca o crescimento das receitas core de telecomunicações e disciplina orçamental como fatores que alavancaram este desempenho.

"As opções estratégicas dos últimos anos, que se traduziram numa clara melhoria da performance económico-financeira, aliada à aposta contínua na expansão da rede de Fibra Ótica, melhoria da Qualidade de Serviço, expansão da Rede Móvel e aposta no 5G, como motores para a prestação de um serviço de excelência ao Cliente, são a base para a manutenção do desempenho positivo neste trimestre", refere a empresa em comunicado.

Para a empresa, a estratégia passa por uma transformação digital, com benefícios para o cliente, potenciando a melhoria e diversificação dos produtos e serviços. "A inovação utilizando novas ferramentas, como a Inteligência Artificial (IA), é um dos novos pilares para continuar a proporcionar aos Clientes elevados padrões de qualidade de serviço e um crescimento sustentável", adianta ainda

Em termos operacionais a Altice Portugal destaca que reforçou a posição de mercado e continuou a alargar a sua base de clientes únicos, crescendo na área de telecomunicações e diversificando os serviços com a área de energia e seguros. Nos primeiros três meses do ano, o total de serviços fixos aumentou em 0,3%, totalizando 6 milhões, enquanto a base de clientes do serviço de televisão por subscrição e conetividade cresceu 0,5% e +0,6% respetivamente, fixando-se ambos em 1,9 milhões.

A Altice Portugal sublinha ainda que a base de clientes móveis de assinatura (pós-pago) já ultrapassou os 5 milhões, sendo impulsionada pela convergência fixo-móvel com um crescimento de 1,5%  e 77 mil clientes no 1º trimestre de 2024.

Receitas a crescer no consumo e empresas

Para os resultados globais contribuíram positivamente os segmentos de consumo e de serviços empresariais. Em comunicado a empresa nota que "os efeitos positivos nos segmentos consumo, SME e Corporate permitiram colmatar o decréscimo de vendas de equipamentos da Altice Labs para algumas geografias em particular". Nos dados partilhados verifica-se a redução nas vendas de hardware e equipamentos da Altice Labs que teve impacto nos Segmentos B2B e Wholesale.

Ainda assim, as receitas do segmento de serviços empresariais fixaram-se nos 359 milhões de euros, com uma redução de 1,4% mas que resulta num crescimento de 4,6% se for excluída a Altice Labs. "Nos Segmentos SMB&SOHO, SME, Corporate e Wholesale manteve-se a rota e ritmo de crescimento em resultado do aumento da Base de RGUs e Clientes Empresariais, bem como pela diversificação de serviços Não Telco e Internacionais", indica o comunicado ao mercado.

No segmento de consumo as receitas atingiram os 345 milhões de euros, com um crescimento de 2,8% e os serviços aumentaram 3,6%, o que a empresa diz que resulta do "crescimento da base de clientes e RGUs e do aumento do ARPU, potenciado pelo melhor mix de portfólio através da convergência e aumento de preços". Foram adicionados mais de 9 mil clientes únicos na área de consumo para os 1,7 milhões, e as unidades geradoras de receitas (assinantes ou RGUs) de serviços fixos e móveis já atingiram os 11 milhões, num crescimento de mais de 132 mil face ao período homólogo.

Em relação ao investimento, a Altice Portugal indica que nos primeiros três meses do ano investiu 99 milhões de euros, atingindo uma cobertura de 95% da população com fibra ótica e reforçando a rede móvel, que chega a 99,95% da população, e o 5G, que já tem uma taxa de cobertura de 95,66%.

Na semana passada a MEO lançou o MEO + Energia, um serviço sustentável de telecomunicações e energia com sinergias entre as duas áreas e benefícios cruzados para os clientes, uma inovação que foi acompanhado pelo reposicionamento da marca MEO que assumiu uma nova identidade gráfica e visual.