O Facebook teve receitas no valor de 1,26 mil milhões de dólares no terceiro trimestre de 2012, valor 32% superior ao registado em igual período do ano passado. A publicidade na área móvel já foi responsável por 14% do total das receitas.

A rede social de Mark Zuckerberg conseguiu superar em 300 milhões de dólares as estimativas dos investidores nas receitas. Os ganhos por ação relativamente às receitas foram de 12 cêntimos de dólar, ligeiramente acima das previsões mais positivas que apostavam num ganho de 11 cêntimos de dólar por título.

O bom desempenho estende-se às receitas da publicidade móvel, área onde a empresa se estreou há seis meses. Desta vez o Facebook conseguiu que 14% das receitas geradas tivessem origem na publicidade das plataformas mobile. A rede social começa assim a lucrar com a larga base de utilizadores que tem em dispositivos móveis (MAU).

Os MAU são cada vez mais, tendo aumentado 61% relativamente ao terceiro trimestre do ano passado. A 30 de setembro de 2012 a empresa apresentava 604 milhões de utilizadores ativos em dispositivos móveis.

A área mobile foi destacada por Mark Zuckerberg: "As pessoas que usam os nossos produtos móveis estão mais comprometidas, e acreditamos que conseguimos aumentar esse compromisso ainda mais se continuarmos a introduzir novos produtos e a melhorar as nossas plataformas".

O crescimento nas receitas não foi sinónimo de lucro e a empresa apresentou prejuízos de 59 milhões de dólares entre julho e setembro de 2012. O Facebook apresentou custos e despesas de 885 milhões de dólares, muito por causa dos gastos provocados pelas compensações baseadas em ações durante a entrada na bolsa.

Estes foram os primeiros resultados trimestrais desde que o Facebook está integrado na bolsa de valores.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico