A Red Hat anunciou ter concluído o acordo para a aquisição da empresa de soluções open-source JBoss. O valor do negócio foi acertado em 350 milhões de dólares e ainda carece da aprovação das entidades reguladoras dos Estados Unidos.



Segundo comunicado da Red Hat, 40 por cento do valor da compra será pago em dinheiro e o restante em acções da empresa. Caso a JBoss cumpra as metas específicas definidas no acordo receberá uma parcela adicional de 70 milhões de dólares.



Com a aquisição a Red Hat ganha uma nova suite open-source de middleware Java para complementar a sua distribuição Linux. Ao alargar a linha de produtos, poderá mais facilmente concorrer directamente com os fornecedores líderes do mercado de software, como a Oracle, a IBM ou a Sun Microsystems, considera-se.



Analistas citados pela C|Net defendem mesmo que o resultado da combinação dos perfis das duas empresas de open-source sublinha o impacto cada vez maior do software e práticas open-source no mercado do software empresarial.



"A Red Hat e a JBoss estão perfeitamente sintonizadas na crença de que o modelo de desenvolvimento do open source continua a alterar as economias das empresas de TI a favor do cliente e acreditamos profundamente no potencial da inovação do software, depois de libertado dos limites do desenvolvimento proprietário", afirma Matthew Szulik, presidente e CEO da distribuidora de Linux, num comunicado de imprensa.


Notícias Relacionadas:

2005-09-19 - Red Hat e IBM fazem acordo para acelerar desenvolvimento do Linux nos mercados emergentes

2005-06-06 - Red Hat autonomiza controle de software Fedora com nova fundação

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.