A situação do negócio de aquisição da Activision Blizzard pela Microsoft continua a ser investigada pelas autoridades anticoncorrenciais e a situação não é muito positiva para a dona da Xbox. Nos próprios Estados Unidos o negócio esbarrou agora na FTC (Comissão Federal do Comércio), que votou contra a fusão das gigantes tecnológicas na área dos videojogos.

No documento da FTC, citado pelo The New York Times, que o negócio de compra da Activision Blizzard por 69 mil milhões de dólares poderá prejudicar os consumidores, porque a Microsoft pode utilizar os blockbusters da editora, tal como Call of Duty, para captar os jogadores das suas rivais, como a PlayStation e Nintendo. Os comissários do regulador votaram 3 negativamente contra 1 na decisão do negócio.

Call of Duty continua a ser o principal calcanhar de Aquiles daquele que poderá ser o maior negócio na área tecnológica, depois da compra da AOL ter adquirido a Time Warner. A Microsoft já deixou claro que não pretende retirar a série da concorrência, tendo mesmo oferecido um acordo para 10 anos para os jogos continuarem a sair na PlayStation e até nas consolas Nintendo, que nesta geração Switch ainda não receberam nenhum. A equipa que compõe a comissão de análise da FTC inclui Lina Khan, que ficou famosa pela oposição à expansão da Amazon.

A experiência anterior da Microsoft, sobretudo no que diz respeito aos videojogos não abona a seu favor. Apesar das promessas e compromissos assumidos com a aquisição da ZeniMax Media, a casa-mãe da Bethesda por 7,5 mil milhões de dólares, houve alguns retrocessos, tais como afastar Starfield da rival PlayStation. “A Microsoft já mostrou anteriormente que consegue e vai retirar conteúdo dos seus rivais de gaming”, disse Holly Vedova, diretora da divisão da concorrência da FTC, citado pelo The New York Times. E continua dizendo que a ação tomada hoje pretende impedir que a Microsoft ganhar o controlo do estúdio independente líder, usando-o para enfraquecer a concorrência, nos diversos mercados de gaming.

O presidente da Microsoft, Brad Smith, tem sido uma voz ativa contra as decisões e críticas dos reguladores. Anteriormente já tinha referido que o bloqueio da aquisição da Activision pela FTC ia tornar a indústria dos videojogos menos competitivas e prejudicar os gamers, reforçando que o negócio é bom para a concorrência, consumidores e os milhares de developers de videojogos.

Sobre a nova decisão, destaca que a Microsoft não vai abandonar o acordo e que irá lutar pelo mesmo em tribunal. Brad Smith diz que desde o primeiro dia que assumiu o compromisso de corrigir todas as preocupações levantadas pelos seus concorrentes, incluindo as ofertas de concessões feitas à Sony e Nintendo. A gigante tecnológica acredita estar de consciência tranquila e tem toda a confiança para apresentar o caso no tribunal, se for esse o caminho a seguir.

De recordar que existem 16 reguladores em todo o mundo para avaliar o potencial impacto na concorrência deste negócio. Para já, apenas dois já se pronunciaram positivamente, o Brasil e Arábia Saudita. Na União Europeia ou no Reino Unido, por exemplo, o caso não parece tão favorável para a dona da Xbox. Ambos os reguladores avançaram para investigações aprofundadas ao negócio, que devem estar concluídas nos próximos meses (até março, no caso da CE).

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.