Segundo os números do e-Commerce Report CTT, em Portugal, o comércio online cresceu 12,5% em 2017, mais dois pontos percentuais do que em 2016, alcançando um valor total de 4.145 milhões de euros. Os números estão em linha com os últimos dados divulgados pela ACEPI, a Associação da Economia Digital.

O relatório indica que as principais razões que levam os portugueses a comprar online são os preços mais baixos, a facilidade de compra, as promoções e a conveniência proporcionada por poderem comprar a qualquer hora. E aponta um potencial de crescimento importante, até porque a frequência de compras online está a crescer. Seis em cada dez compradores fazem compras online uma ou mais vezes por mês (+17% face ao ano anterior).

Portugueses estão a comprar mais online mas as empresas continuam atrasadas. Ligação ao Reino Unido é oportunidade de crescimento
Portugueses estão a comprar mais online mas as empresas continuam atrasadas. Ligação ao Reino Unido é oportunidade de crescimento
Ver artigo

Os portugueses compram online mais frequentemente, mas com um valor médio por compra mais baixo. Segundo os CTT, este fenómeno reflete um maior grau de confiança na decisão de compra online por parte de um maior número de compradores já existentes no mercado, que propicia as compras por impulso, aproveitando as promoções e campanhas.

Os consumidores fazem em média 15,2 compras por ano, mais 4 compras do que em 2016 (+33%). O gasto médio é de 51,49 euros por compra e a larga maioria (80%) são de produtos. De acordo com os dados, a média de produtos adquiridos por compra é de 2,1.

Os telemóveis e tablets são também cada vez mais usados, e o relatório indica ainda que se manterá estável o perfil de consumo dos diversos meios de pagamento, não se antevendo no curto prazo alterações significativas neste domínio.

Esta é uma área onde os CTT têm vindo a apostar e Alberto Pimenta, diretor de e-Commerce não esconde que a ambição é "de continuar a liderar o desenvolvimento e construção do ecossistema nacional de e-commerce". A empresa está a expandir a sua oferta e-Segue e o prepara para breve o lançamento de um marketplace, o Dott.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.