(alterada)

Todos pelo Linux

Desde o princípio do ano que o movimento em torno do open source se intensificou e não só na área Governamental. Em Fevereiro várias companhias produtoras de distribuições para o sistema operativo Linux e de software compatível juntaram-se para lançar um consórcio para promover o crescimento da plataforma nos computadores pessoais, tendo em que conta que até agora o sistema tem predominado sobretudo nos servidores. O Consórcio Desktop Linux pretende aumentar o interesse pelo Linux nos PCs domésticos e acelerar a sua adopção.

Entre os elementos desta associação contam-se empresas responsáveis por distribuições do sistema operativo como a SuSE, MandrakeSoft, Lycoris, Xandros e ArkLinux, bem como a CodeWeavers, produtora de software que permite correr programas do Windows em sistemas Linux, o projecto OpenOffice, concorrente open source do Microsoft Office e o projecto KDE, responsável por um software de ambiente gráfico.

No mesmo mês era anunciada também a intenção da Motorola de utilizar Linux nos seus telemóveis, concretizada com o modelo A760 que tira partido da flexibilidade deste sistema operativo.


2003-02-06 - Líderes industriais lançam Consórcio Desktop Linux

2003-02-13 - Motorola planeia utilizar Linux e Java nos seus telemóveis


Smartphone e não telemóvel

Fazendo uso do seu poder no mercado do hardware e software e potenciando mais uma vez a sua aliança que já deu provas de ser vencedora, a Microsoft e a Intel anunciaram durante o mês de Fevereiro o design conceptual de Smartphones integrando o Windows e baseados na arquitectura Personal Internet Client (Intel PCA). Este design elaborado em conjunto pelas duas empresas pretende permitir que outras fabricantes acelerem o tempo de desenvolvimento e reduzam o custo de introduzir aparelhos avançados e capazes de processar dados para o mercado.

Porém, apesar da ameaça que aparentemente os Smartphones deveriam representar para os tradicionais fabricantes de telemóveis, o conceito continua a ter dificuldade em "pegar", mesmo junto dos operadores de redes móveis. Em Portugal apenas a Optimus oferece já na sua gama um smartphone, enquanto a TMN tem vindo a adiar o lançamento do produto, embora o tivesse anunciado com pompa e circunstância em Maio deste ano. Por outro lado a Vodafone mantém a postura da casa-mãe, esperando que a tecnologia esteja estabilizada para a disponibilizar aos seus clientes, alegando ainda a existência de problemas de segurança que precisam de ser resolvidos.


2003-02-17 - Microsoft e Intel revelam design de Smartphone baseado na arquitectura PCA

2003-05-16 - T-Mobile adia lançamento de smartphone com software da Microsoft

2003-05-10 - Galp Energia e TMN lançam smartphone baseado no Windows

2003-08-15 - Primeiro telemóvel Microsoft-Intel prestes a chegar ao mercado

2003-09-15 - Motorola e Microsoft estabelecem parceria para desenvolvimento de smartphones

2003-09-29 - TMN atrasa lançamento do smartphone no âmbito da parceria com Microsoft e Galpenergia

2003-11-19 - 13º Congresso APDC - Vodafone não lança smartphone até serem resolvidos problemas de segurança


2003-11-18 - Microsoft convida quatro parceiros a apresentarem soluções de mobilidade


Uma promessa de renovação para a Sociedade da Informação

Sob o mote "2003, o ano da Sociedade de Informação em Portugal", Diogo Vasconcelos, gestor da Unidade de Missão Inovação e Conhecimento (UMIC) detalhou ainda em Fevereiro os projectos a desenvolver no âmbito desta entidade criada no final de 2002 pelo Governo. Os planos foram reconhecidamente ambiciosos, pretendendo fazer com que Portugal possa queimar etapas e ultrapassar o seu atraso em relação à União Europeia nesta área. Mas também foram arrojados em relação à calendarização, que na altura se previa concretizar-se em termos dos principais pontos até ao final de 2003.

A expectativa trouxe um novo alento ao mercado das Tecnologias da Informação ainda na ressaca de uma crise que se arrasta há dois anos. Porém, os planos acabaram por "derrapar", não cumprindo este calendário inicial por diferentes razões ligadas principalmente com a burocracia dos procedimentos. Os próprios Planos de Acção, já detalhados em Fevereiro, acabariam por ser aprovados em Conselho de Ministros apenas em Junho.

Mas apesar dos atrasos no calendário inicialmente definido, a Unidade de Missão, na dependência da Presidência do Conselho de Ministros, conseguiu pôr em marcha um movimento sem precedentes de ligação entre o sector público e privado, juntando vontades e recursos. Durante o ano de 2003 foi lançada a Iniciativa para a Banda Larga, o Plano de Compras Electrónicas foi definido e arrancaram os projectos piloto em 7 Ministérios, foi alinhado o Portal do Cidadão que deverá estar online no início de 2004 e realizado o primeiro levantamento da utilização de comunicações na AP.


Mesmo sem as concretizações previstas para 2003, a expectativa do mercado mantém-se, embora já com alguma reserva. Os Planos de Acção definidos continuam a representar uma oportunidade de modernização do país ao nível da Sociedade da Informação e também uma possibilidade de negócio para as empresas desta área, até porque em 2004 foi contemplado no PIDDAC uma verba de 358,8 milhões de euros para a Sociedade da Informação e eGovernment.


2003-01-20 - UMIC lança Campus Virtuais para massificar acesso móvel à Internet e a PCs portáteis nas universidades

2003-02-19 - Principais projectos da UMIC concretizados até ao final do ano

2003-05-28 - Comissão Interministerial aprova orientações estratégicas para a Sociedade da Informação

2003-06-27 - Durão Barroso reafirma empenho pessoal e político em Planos para a Sociedade da Informação

2003-07-10 - UMIC calendariza acções de Iniciativa Nacional para a Banda Larga
2003-09-02 - UMIC assina protocolos para início dos projectos-piloto de compras electrónicas

2003-09-24 - UMIC e AIP assinam protocolo para fomentar uso de TIs junto das empresas

2003-09-25 - UMIC escolhe parceiro tecnológico para primeira fase do Portal do Cidadão na próxima semana
2003-10-20 - PIDDAC contempla verbas de 358,8 milhões de euros para SI e eGovernment em 2004
2003-11-03 - UMIC disponibiliza kit Acesso/UMIC para programadores

2003-11-05 - Governo faz homologação de 21 candidaturas no Programa e-U
2003-11-12 - UMIC e ALcatel promovem cultura portuguesa na Internet de banda larga
2003-12-04 - Relatório sugere criação de Entidade Central de Coordenação para gerir comunicações na AP

Voltar ao texto principal
2003 - O ano da espera

Nota da Redacção [2003-12-28 11:02]: Esta peça foi alterada para incluir mais ligações de notícias sobre os Planos da área da Sociedade da Informação e também mais dados sobre o decorrer dos projectos.