A popular ferramenta de comunicação Slack foi adquirida pela Salesforce, considerada uma das principais empresas de CRM (Customer Relationship Management). O valor do negócio foi de 27,7 mil milhões de dólares, considerada a maior aquisição da Salesforce até à data. A empresa informa que os acionistas vão receber 26,79 dólares por ação em dinheiro, juntamente com 0,0776 de ações da Salesforce por cada uma do Slack. O negócio será concluído no segundo trimestre de 2021, depois da aprovação dos reguladores.

A Salesforce afirma que ao combinar o Slack à sua plataforma Customer 360 será transformativa para os clientes e indústria. Esta combinação resultará na criação de um sistema operativo para uma nova forma de trabalhar, “permitindo âs empresas crescerem e terem sucesso em todo o mundo digital”, lê-se no comunicado. “Juntos, a Salesforce e o Slack vão moldar o futuro do software empresarial e transformar a forma como todos trabalham no mundo digital e a capacidade de trabalhar em qualquer local no mundo”, afirma Marc Benioff, CEO da Salesforce.

A empresa afirma que começou a revolução na cloud, e duas décadas depois continua a investir na transformação na forma de trabalhar. Já o CEO e cofundador do Slack, Steward Butterfield (que vai continuar à frente do serviço de messaging), vê esta união como uma grande oportunidade de crescimento, considerando que o software tem um papel cada vez mais crítico na performance de cada organização, afirmando que partilha a visão da redução de complexidade, mais capacidade e flexibilidade, assim como uma maior agilidade organizacional. Para si, esta é a maior combinação estratégica na história do software.

O Slack passa a estar integrado em cada cloud da Salesforce e será a nova interface do serviço Customer 360, a plataforma CRM da empresa. A Salesforce teve um crescimento recorde durante 2020 na ajuda prestada aos negócios que foram afetados pela COVID-19 e que tiveram de se adaptar ao mundo digital, migrando para a sua cloud. Por outro lado, o Slack viu-se a braços com a forte concorrência de aplicações como o Teams da Microsoft.

De recordar que a Salesforce abriu recentemente um escritório em Lisboa, afirmando que o mercado português revela um grande potencial de crescimento, em particular, num período marcado pela necessidade de recuperação do tecido empresarial devido à pandemia.