David Schmaier, Presidente e chefe de produto da Salesforce prometeu diversos produtos a serem anunciados durante o evento Dreamforce que arrancou hoje, regressando ao formato físico três anos depois do último, devido à pandemia. Destaca como a realidade de trabalho híbrido é bastante diferente daquele que existia antes da pandemia.

Ao mesmo tempo, o mundo vive agora uma realidade de sustentabilidade que as organizações têm de enfrentar. A pandemia acelerou a digitalização em três anos, com os dados a dobrarem em 2026, referindo que as empresas não conseguem acompanhar o fluxo dos dados gerados.

Slack permite maior personalização com o Canvas e “simular” as conversas de corredor…

Tamar Yehoshua, Chief Product Officer of Slack, revelou novidades sobre a sua plataforma de produtividade. O trabalho hibrido ou totalmente remoto veio para ficar, referindo que nada vai voltar a ser como antes. Por isso, o Slack já é o Quartel-General Digital de muitas empresas, destacando o valor que entrega aos seus clientes. Os canais de comunicação, assim como os clips de vídeo, os sistemas de workflows, e o Slack Connect para ligar-se externamente aos clientes e parceiros são algumas das possibilidades.

O próximo passo para este escritório virtual é “simular” as conversas de corredor ou das despedidas no final do dia. Isso inspirou a empresa a criar o Huddles, um sistema para uma conversa rápida. Pode simplesmente utilizar a ferramenta para 10 minutos de conversa, diminuindo dessa forma distância nos sistemas de coworking.

É possível fazer comentários, reações e outras formas de comunicar. Pode partilhar o ecrã com diversos colegas, aceder a threads de mensagens, que no fundo servem para impulsionar as sessões de coworking ao vivo, mas numa sede digital. A ferramenta está disponível a partir de hoje em todas as versões do Slack.

O Slack Canvas é uma nova superfície de informação neste contexto de quartel-general digital. Este pretende transformar a forma como as equipas organizam e partilham os seus recursos. Na sua essência, cada utilizador pode personalizar um ecrã com automações, poupando tempo, ao mesmo tempo que se extraem dados de sistemas de registo.

Os utilizadores podem criar texto, imagens e vídeos, gerando uma preview. E podem implementar recursos externos, tais como vídeos do YouTube que são abertos sem abandonar o Slack. Tudo pode ser ligado no Canvas, incluindo os Workflows, executando apresentações e outros elementos. Pode introduzir dados embebidos da base de dados interna ou externa. Os comentários do Canvas abrem um novo canal temático, relacionado com campanhas e projetos, por exemplo. O Canvas abre uma palete de aplicações que os próprios utilizadores podem descobrir.

Esta nova ferramenta permite ainda combinar a nova plataforma Slack que a Salesforce está a construir com o Customer 360, garantindo que as equipas utilizem os dados que os funcionários precisam dos seus sistemas de registo para o ecrã. A criação de botões e formulários são exemplos de como se pode automatizar os fluxos de trabalho essenciais aos negócios. Com as informações essenciais disponíveis num ecrã dedicado, aumenta-se a produtividade dos colaboradores. O Canvas chega ao Slack apenas no próximo ano.

No entanto, a nova plataforma está disponível para programadores a partir de hoje. Este utiliza um novo conjunto de ferramentas de programação e blocos de construção modulares e reutilizáveis, facilitando os fluxos de trabalho das equipas.

Genie promete ser o “toque de magia” que liga gestores e clientes em tempo real

A empresa introduziu o Genie, um sistema inteligente de Customer 360 em tempo real, permitindo que todas as plataformas e aplicações da Salesforce trabalhem de forma otimizada. Tudo é gerado em tempo real, referindo ser importante para os gestores e clientes comunicarem sem paragens. Não basta analisar os dados gerados de há dois dias, mas sim, de há poucos milissegundos. David Schmaier acrescenta que, muitos dados, se não forem analisados em tempo real, podem levar a que certos “assets” possam ser perdidos.

A plataforma Genie permite uma gestão mais automatizada, inteligente e como referido, efetuado em tempo real. Gera mil milhões de horas por mês, refere David Schmaier, sobretudo o sistema de previsões baseado na análise dos dados. A empresa partilhou ainda parcerias com empresas como a Snowflake no acesso a dados abertos, a Google, Amazon e Meta como fornecedoras first party de publicidade e a AWS para que os clientes tragam a sua própria IA ao sistema. Estas são apenas algumas das empresas que vão utilizar o ecossistema gerido pelo Genie. O líder da empresa diz que em 30 anos na indústria, nunca viu uma revolução neste mercado que o Genie pretende fazer no seu ecossistema.

A Salesforce diz que através da Genie, todas as empresas podem “transformar dados em magia”, na oferta de experiências personalizadas em vendas, serviços, marketing ou comércio que se adaptam continuamente às informações e necessidades do cliente, em tempo real. É explicado que a maioria dos consumidores espera que cada interação com uma empresa seja personalizada, mas o problema é que os dados continuam isolados ou duplicados na maioria das empresas. “As empresas têm em média 976 aplicações separadas para administrar os seus negócios, potencialmente 976 versões de um único cliente, levando a experiências digitais desconectadas”. É aqui que entra a Genie, a plataforma que responde em tempo real às necessidades dos clientes.

O acesso em tempo real aos dados permite ao profissional de vendas para agir com base em informações relevantes no momento. Ou mesmo perder o negócio ou o cliente caso não tenha uma visão completa e em tempo real de todos os pontos de contacto.

Salesforce quer ajudar clientes e parceiros a criarem um ecossistema de trabalho mais sustentável

Suzanne DiBianca, EVP e Chief Impact Officer salienta o impacto ambiental da empresa. Destaca que o evento frisa a sustentabilidade como prioridade, sendo organizado com zero emissões. E para marcar um ponto sobre o tema, convidou diversas personalidades como o Al Gore e Bono Vox a darem palestras sobre o tema. A empresa diz que é atualmente 100% net Zero, ou seja, a sua cloud é totalmente verde. A empresa pretende ainda plantar 100 milhões de árvores até 2030.

Tem ainda um fundo de impacto de 150 milhões de dólares para quem inove na área ecológica, com objetivos de redução do carbono para cumprir as metas estabelecidas para 2030. A sua cloud lançada em outubro de 2022 ajudou a empresa a reduzir as emissões de carbono e agora pretende ajudar outras.

Para tal criou o primeiro Marketplace de Créditos de Carbono. O Net Zero Marketplace é uma plataforma segura que torna a compra de créditos de carbono simples e transparentes, de forma às empresas acelerarem a sua transformação numa organização mais verde. A empresa estima que o mercado global voluntário de carbono cresça para 50 mil milhões de dólares até 2030, à medida que as empresas acelerem os seus compromissos de neutralidade carbónica.

A nova plataforma pretende dessa forma ajudar as empresas a começarem a investir nos projetos relacionados com os créditos de carbono e dessa forma terem um impacto mais positivo. A plataforma conecta compradores e ecoempreendedores, além de oferecer um hub de ação climática em que qualquer pessoa ou empresa pode aprender mais sobre estas questões climáticas. Suzanne DiBianca diz que os créditos de carbono podem ser um complemento aos seus esforços nas reduções de emissões.

A Salesforce diz que a plataforma chega em outubro nos Estados Unidos, sendo depois expandido para outros mercados em 2023.