Nos primeiros três meses deste ano, a Samsung terá conseguido multiplicar por 10 os seus lucros operacionais, graças a uma recuperação no mercado de chips e ao boom da inteligência artificial.

As previsões apresentadas esta sexta-feira pela empresa indicam que o lucro operacional rondará os 6,6 triliões de wons (4,5 mil milhões de euros), um valor que representa um crescimento de 931%, face ao valor do ano passado e que fica muito acima das estimativas do mercado, que apontavam para os 5,7 triliões de wons.

A confirmar-se o valor, este será aliás o lucro operacional mais elevado da Samsung desde o terceiro trimestre de 2022, embora não seja expectável que as receitas acompanhem o ritmo de crescimento.

Nas previsões divulgadas esta sexta-feira, a Samsung indica que as receitas de do trimestre deverão ter crescido 11% para 71 triliões de wons (48,5 mil milhões de euros), uma evolução que fica abaixo das estimativas do mercado. Os resultados definitivos serão apresentados oficialmente a 30 de abril.

União Europeia investe 216 milhões de euros na investigação e inovação em semicondutores
União Europeia investe 216 milhões de euros na investigação e inovação em semicondutores
Ver artigo

Espera-se que a unidade de semicondutores da Samsung e a sua oferta de chips Nand seja um dos grandes motores dos resultados que a empresa se prepara para apresentar, relativamente ao último trimestre.

Este será o primeiro nos últimos cinco trimestres que a divisão conseguirá alcançar lucros, como recorda a Reuters, a atestar a recuperação de um segmento que depois da pandemia sofreu as consequências de uma descida expectável na procura de produtos eletrónicos.

Além do excesso de inventário das lojas, a procura dos produtos eletrónicos que usam os chips da Samsung e de outros fabricantes sofreu nos últimos dois anos com o impacto da inflação e a diminuição do poder de compra. A própria Samsung viu o seu domínio nos smartphones ser colocado em causa com a Apple a destronar a empresa coreana no final de 2023.

Este ano a empresa já lançou os seus topos de gama Galaxy S24 que trazem novidades na área da inteligência artificial. Veja as imagens das primeiras impressões do SAPO TEK.

Desde finais do ano passado que as consultoras identificam sinais de mudança a este nível e perspetivas mais animadoras para 2024, que parecem de facto confirmar-se. A procura cada vez maior por equipamentos e soluções com inteligência artificial está a contribuir para esta nova dinâmica de vendas em diferentes segmentos.

Note-se que a divisão de chips da Samsung é a unidade com mais peso no balanço do grupo coreano, graças ao estatuto de liderança que a empresa tem no fabrico de chips de memória para equipamentos como smartphones ou televisores.