O ano que agora está quase a terminar não foi brilhante para a Samsung na área dos smartphones. A empresa tem vendido menos equipamentos e a aposta nos modelos topo de gama não tem produzido os resultados desejados.

Parceiros sul-coreanos da empresa citados num relatório publicado pelo Korea Times, asseguram que em 2016 a estratégia vai mudar e que a companhia se prepara para apostar em força nos produtos de gama média e baixa, as faixas do mercado onde se tem saído melhor em termos de vendas.

Daí resultarão alguns anúncios importantes nesta área, vários novos lançamentos e uma aposta mais forte na diferenciação dos produtos direcionados a estes dois segmentos, onde a marca está com as linhas Galaxy A e Galaxy J, respetivamente.

A mesma fonte garante que a companhia sul-coreana está a prever para 2016 uma redução de 12% na produção de smartphones, o que fixaria o número de unidades enviadas para as lojas entre os 420 e os 430 milhões de unidades.

As fontes contactadas pelo jornal coreano também revelam que o novo topo de gama da Samsung, o Galaxy S7 deverá ser lançado em duas versões, como a marca já fez com o Galaxy S6. A aposta voltará a ser num modelo curvo, uma opção que estará a receber melhor receção do mercado.

 

A Samsung é uma das marcas de smartphones e telemóveis com um portefólio de equipamentos mais abrangente e com maior número de novos modelos lançados todos os anos. Nos últimos anos, no entanto, a empresa tem vindo a reduzir o número de modelos lançados e a apostar (e investir) mais numa presença forte nos segmentos mais altos do mercado. 

 

Nota de redação: A notícia foi alterada para especificar que as declarações são dos parceiros e não de fonte oficial da Samsung, como era referido inicialmente. Foi corrigida a referência sobre as previsões, que são relativas à produção de equipamentos e não às vendas.