A SAP anunciou aquela que a concretizar-se será a sua maior aquisição de sempre. A empresa alemã está disposta a dar 4,8 mil milhões de euros pela Business Objects.



O negócio, que terá de ser aprovado pelos reguladores da concorrência, permitirá à líder mundial de software de gestão reforçar competências na área de bases de dados, um negócio onde a sua principal concorrente - a Oracle - está completamente à vontade já que foi com essa vocação que nasceu.



A proposta alemã, já considerada pela administração da empresa francesa como uma OPA amigável, prevê o pagamento de 42 euros por acção com um prémio de 20 por cento face ao valor de fecho das acções na última sexta-feira.



Recorde-se que a principal concorrente da SAP, a Oracle, tem desde há muito apostado numa estratégia de aquisições que lhe permitiu reforçar competências em vários mercados verticais e adicionar à sua oferta adicional de bases de dados um novo leque de produtos e soluções para competir no mercado do software de gestão.



A SAP tem mantido uma postura mais discreta e longe dos 25 mil milhões de dólares gastos pela Oracle desde 2004 para reforçar posição no mercado, tem optado por pequenas aquisições pontuais e mantido o foco no crescimento orgânico. O novo negócio marca uma alteração de estratégia e concentra mais o mercado.



Em comunicado as empresas apontam o primeiro trimestre do próximo ano como data previsível para a conclusão do negócio e adiantam que a Business Objects se manterá no mercado como uma unidade de negócio autónoma.



A SAP acrescenta que o negócio foi um passo decisivo para o cumprimento da sua meta de chegar aos 100 mil clientes em 2010. Hoje a SAP gere 41.200 clientes e no ano passado vendeu licenças de software na ordem dos 3,1 mil milhões de euros.



Notícias Relacionadas:

2007-09-26 - Caso que opõe SAP e Oracle só terá decisão judicial em Março de 2009

2007-03-01 - Oracle adquire Hyperion Solutions por 3,3 mil milhões de dólares

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.