A escassez de talento na área das tecnologias, e mais especificamente de programadores, é um facto, ao mesmo tempo que as empresas do setor continuam pressionadas para inovar e para serem competitivas. Neste cenário, as soluções de low-code, desenvolvidas a pensar em quem tem poucos conhecimentos técnicos, surgem como uma alternativa “direta, segura e fácil” para responder ao problema. Assim acredita a SAP.

A ideia materializou-se na SAP Build apresentada como uma solução de desenvolvimento de aplicações profissionais e automação de processos, concebida para que qualquer pessoa, mesmo com reduzido ou nenhum conhecimento técnico, consiga criar aplicações, de forma bastante rápida, sem que tal lhe exija programar, independentemente da sua função ou nível de competências.

“A SAP Build é uma solução low-code que coloca a tecnologia de gestão da SAP nas mãos dos utilizadores das áreas de negócio”, sublinhou José Tavares, Diretor de Soluções e Inovação da SAP Portugal em declarações ao SAPO TeK. “O objetivo é que estes profissionais passem a ter acesso end-to-end direto e seguro aos processos, aos dados e contexto que necessitam para tomarem decisões mais inteligentes, ao mesmo tempo que introduzem inovação de forma mais célere”.

Na prática, a oferta permite aos quadros médios das empresas criarem e ampliarem aplicações, automatizarem processos e desenharem sites empresariais, com uma simplicidade do tipo “drag-and-drop”, acrescentou o responsável.

Dessa forma, a intenção é acelerar o desenvolvimento e integrar de modo simplificado, através de conectores previamente criados e conteúdo empresarial, quer para sistemas SAP, como para sistemas não SAP, sublinhou José Tavares.

Pontos de destaque face à concorrência

São várias as empresas fornecedoras que estão a apostar num reforço da oferta que passa pelo universo low-code ou no-code. A mais valia da solução da SAP está em ser “totalmente integrada e orientada pelo contexto dos processos de negócio dos clientes”, considera José Tavares.

É um facto que outros fornecedores oferecem soluções genéricas de low-code. Mas, no caso da SAP, fazemo-lo de maneira única, porque as nossas soluções já são usadas para executar esses processos críticos

O Diretor de Soluções e Inovação da SAP Portugal considera que muitos fornecedores oferecem produtos separados que funcionam em torno dos principais processos de negócio, o que acaba apenas por criar uma maior sobrecarga nos departamentos de TI e limitar os resultados da inovação. “Somente o SAP Build permite que os utilizadores de negócio inovem com segurança, dentro e como parte dos processos de negócio administrados nas empresas”.

Low-code sim, mas sem esquecer a programação

Apesar do reforço de competências com o low-code, a escassez de talento e nomeadamente de programadores continua a existir e a SAP também tem estratégia nesse sentido. A gigante tecnológica está comprometida em capacitar dois milhões de programadores a nível global até 2025, ao triplicar a oferta de formação gratuita no site SAP Learning.

Além disso, tem igualmente em curso uma parceria com a Coursera. O objetivo é dar condições para as pessoas evoluírem na carreira no interior do ecossistema SAP e capacitar públicos com menores conhecimentos em tecnologia, explicou José Tavares.

A SAP também lançou o programa SAP Builders, "para ajudar os clientes a acelerar rapidamente a adoção do SAP Build e a conectar-se com os seus pares". O programa pretende facilitar a aprendizagem através de sessões práticas interativas e hackathons, bem como pelo acesso à comunidade de especialistas da SAP e a um fórum que permite a partilha das melhores práticas.