A SAP revelou há poucos dias, durante a edição de 2021 do Sapphire Now, as mais recentes adições ao seu portfólio de soluções de software empresarial. A SAP Business Network foi uma das principais novidades, apresentada como o primeiro passo para a criação de novas comunidades empresariais inteligentes, capazes de ajudar a melhorar resultados, mesmo em condições económicas e geopolíticas em mudança, e de impulsionar a criação de negócios mais sustentáveis.

“As empresas do futuro farão parte de uma rede de empresas inteligentes”, referiu Jan Gilg, numa sessão online de Q&A, esta quarta-feira, com jornalistas da região EMEA, sobre os anúncios do Sapphire Now 2021. Na opinião do Presidente da SAP S/4HANA, a pandemia mostrou que nenhuma empresa faz negócio sozinha, mas também deixou claro que as cadeias de abastecimento estão fragmentadas e necessitam de ser transformadas em redes ágeis e colaborativas.

É por isso que a SAP está a apresentar “a maior rede empresarial do mundo” com a SAP Business Network, “transformando a forma como as empresas colaboram com os seus parceiros e capacitando-as para unificarem todos os pontos de interação e integração”, de modo a “prever, adaptar e responder em tempo real”.

Na definição do novo portfólio de soluções, a SAP teve em conta que a próxima geração de empresas não será apenas inteligente e em rede: também será sustentável. “Construir um futuro sustentável é o que todos temos de fazer e temos de o fazer já. Por isso introduzir sustentabilidade nos nossos processos de negócio é um imperativo de competitividade, na nossa perspetiva e também na perspetiva dos nossos clientes, daquilo que temos ouvido”.

Jan Gilg garante que a SAP criou e apresenta um portfolio que irá ajudar as empresas a implementarem práticas sustentáveis, dentro e fora da organização e ao longo de toda a sua cadeia de valor.

Muitas empresas têm referido que a consideram que a transformação digital é ainda mais importante no pós-pandemia, apontou Jürgen Müller, CTO da SAP, sublinhando que o futuro está na cloud.

“A nossa missão na SAP é criar uma plataforma líder e entregar todos os cenários que os nossos clientes necessitam”. E aquilo que os clientes necessitam nesta altura, acrescentou, é flexibilidade e agilidade e a capacidade de ajustar processos rapidamente.

Soluções para transformar processos e melhorar desempenho

Entre as várias novidades apresentadas na primeira sessão do Sapphire Now 2021, que teve início na passada quarta-feira, dia 2 de junho, novamente em formato virtual, está o RISE with SAP for Industries, uma evolução específica para diferentes sectores, que começará com o retalho; produtos de consumo; automóvel; utilities e componentes e maquinaria industrial para posteriormente incorporar novas indústrias.

Destaque igualmente para uma série de inovações, como a Verify, a nova funcionalidade do SAP Concur, que usa Inteligência Artificial e Machine Learning para simplificar a auditoria de despesas; as soluções Business Process Intelligence oferecerem agora a SAP Process Insights; ou a solução No-Code SAP Upscale Commerce, que permite a interação direta com o consumidor.

Adicionalmente, a SAP Business Technology Platform (BTP) conta agora com três novos recursos que permitem obter conhecimento a partir dos dados.

O Sapphire Now 2021 continua a decorrer, com os membros do Conselho de Administração da empresa a participarem nas mais variadas conferências, onde irão apresentar novidades e aprofundar a estratégia da SAP, tal como a que aconteceu esta quarta-feira, abrangendo Portugal.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.