Tudo parecia encaminhado para a Science4You entrar na bolsa, depois de ser admitida no Euronext Growth, e da aprovação do prospeto de ofertas de subscrição pela Comissão do Mercado de Valores Mobiliários. As ações foram fixadas em 2,45 euros por unidade, e o período de subscrição era válido até o dia 14 de dezembro.

Infelizmente a empresa de brinquedos científicos revelou o cancelamento da oferta pública de venda, como adianta o Jornal de Negócios. Segundo o comunicado colocado na CMVM, não estão verificadas as condições a que a oferta se encontra sujeita, levando a sociedade a não formalizar o contrato de liquidez referente ao prospeto aprovado em dezembro. Este cancelamento da OPV é consequência de a empresa ter falhado o primeiro objetivo no processo, a entrada no Euronext até ao final do ano passado.

A situação atual dos mercados acionistas acabou por prejudicar as operações da Science4You e mesmo que a OPV tenha sido prolongada até o dia 1 de fevereiro, a empresa acaba por antecipar a data e cancelar o processo.

Em entrevista ao Negócios, o CEO da empresa, Miguel Pina Martins refere que “isto não é um adeus, é um até já”. Não foi conseguido o “timing” para fazer a operação, nem foi a altura certa, mas salienta que se trata de um problema global e não apenas para a empresa. A Sonae Retalho também decidiu cancelar a entrada na bolsa e a Vista Alegre cancelou as operações de aumento de capital. Nesse sentido, segundo o patrão da empresa, quando as condições do mercado melhorarem a Science4You voltará a tentar entrar na bolsa, refere, desdramatizando o revés.