"O Estado não poderá manter o esforço de financiamento público que tem existido" no sector de Investigação e Desenvolvimento (I&D)" quando daqui a alguns anos terminar o período de injecção de fundos da União Europeia, alertou ontem o Secretário de Estado da Ciência e Tecnologia Manuel Fernandes Thomaz, de acordo com uma notícia da agência LUSA.



Falando durante o discurso de encerramento das XV Jornadas de Engenharia Química do Instituto Superior Técnico, o governante apelou em seguida a uma maior participação do sector privado na investigação científica nacional: "Só com o envolvimento dos privados, das empresas, é que o sistema nacional de Ciência e Tecnologia pode manter o mesmo nível de actividade, a mesma qualidade e maior relevância social."



Fernandes Thomaz recordou ainda que a percentagem da participação financeira das empresas na I&D a nível nacional se situa abaixo de um terço da média da União Europeia. De forma a resolver esta carência, o Secretário de Estado pretende reactivar o Conselho Superior de Ciência e Tecnologia, "cuja longa letargia contribuiu", na sua opinião, "para isolar as instituições de I&D em relação à sociedade para a qual existem".



Segundo o governante, contudo, Ciência e Tecnologia não é apenas Investigação e Desenvolvimento, apesar de esta ser uma parte importante da primeira. A formação e a educação de futuros cientistas e técnicos, a divulgação e descodificação da ciência ou a organização e disponibilização da informação científica e técnica são algumas das actividades que, para o Secretário de Estado, se podem também incluir no campo de actividade da Ciência e Tecnologia.



Segundo Fernandes Thomaz, o sistema nacional de C&T, apesar dos progressos, "apresenta ainda graves e persistentes debilidades", já que o investimento em I&D ronda um terço da média da UE e o número de investigadores a tempo integral, relativamente à população activa, é pouco mais de metade da média europeia.



Notícias Relacionadas:

2002-05-08 - Governo extingue institutos da área de Ciência e Tecnologia

2002-04-06 - Fernandes Thomaz nomeado secretário de Estado do ministro da Ciência e do Ensino Superior

2002-04-02 - Ministério da C&T do PS dá lugar a Ciência e Ensino Superior de Pedro Lynce

2001-10-01 - Portugal continua na cauda da Europa em inovação tecnológica

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.