Segundo a Reuters, as perdas devem "limpar" quase 900 mil milhões no valor combinado das ações das sete tecnológicas mais valiosas, lideradas pela Apple e Nvidia mas acompanhadas por quebras de 6,5% de empresas como a Alphabet , Amazon, Meta, Microsoft e Tesla. 

Também do lado dos semicondutores, a AMD, Intel e Super Micro Computer, assim como a Broadcom, registaram quedas de até 7,8% e o Philadelphia Semiconductor Index desceu quase 3%.

A mesma fonte adianta que a queda das ações aconteceu na sequência de um relatório negativo sobre os pagamentos nos EUA, publicado na sexta-feira, que empurrou os investidores para ativos seguros e estimulou as expectativas de que a Reserva Federal terá de cortar em breve as taxas de juro para ajudar no crescimento da economia.

Ações das
Ações das créditos: Reuters

A onda de vendas de ações também oi liderada pela Berkshire Hathaway, de Warren Buffett, que reduziu para metade a sua participação na Apple, o que gerou novas preocupações.

Nas últimas semanas as ações das tecnológicas estão sob pressão com os sinais de que o retorno dos maiores investimentos em Inteligência Artificial iriam demorar mais tempo do que os investidores pensava. Os relatórios dos resultados dos primeiros meses também não ajudaram à apreciação dos analistas, e as ações da Amazon, Microsoft e Alphabet cairam depois da divulgação dos dados, sobretudo com a indicação de que as margens de lucro poderiam ser afetadas pelos elevados investimentos em IA.

Apesar da quebra, as ações das principais tecnológicas estão em terreno positivo no total do ano já que têm sido impulsionadas pelas expectativas ligadas à Inteligência Artificial. As ações da Nvidia, por exemplo, quase duplicaram de valor em 2024 depois de terem subido mais de 200% em 2023, tornando a companhia uma das mais valiosas do mundo.

Evolução das ações
Evolução das ações créditos: Reuters

Esta queda das ações pode ser vista como uma oportunidade de investir nas grandes tecnológicas, que têm uma forte posição do mercado e que devem explorar a rentabilização dos investimentos em IA.

Os receios de recessão afetaram também as criptomoedas, com a Bitcoin, a mais usada, a cair hoje 12,3% para 51.866,45 dólares, enquanto a Ether, a criptomoeda da plataforma Ethereum, que é a segunda mais importante do setor, também caiu quase 17% para 2.284 dólares.