A fábrica de quadros elétricos da Siemens Portugal pode absorver cerca de 325 postos de trabalho provenientes da congénere alemã que está a sofrer um processo de reestruturação. Caso as mudanças se confirmem, a filial portuguesa vai aumentar significativamente o negócio no setor das exportações.

A novidade foi dada pelo chefe de operações da Siemens na Alemanha à revista Superillu e é citada pelo Jornal de Negócios: "Estamos a considerar deslocalizar 80% da força de trabalho de Leipzig para Portugal e 90 postos de trabalho continuarão na Alemanha".

Ao jornal português o administrador-delegado da Siemens Portugal, Carlos Melo Ribeiro, escusou-se a comentários e apenas referiu que "as negociações estão a ser localizadas na Alemanha" e que não existem mais informações que possam ser confirmadas ou desmentidas.

A transferência de parte da unidade de produção para Portugal ainda não é certa pois existem outras filiais da Siemens, como a da Turquia por exemplo, que também estão interessadas em absorver a transferência dos trabalhadores e do negócio.

A reestruturação que está a ser negociada na fábrica de quadros elétricos na Alemanha faz parte de um plano mais global onde estão previstos milhares de despedimentos nos setores industriais e administrativos, com o objetivo de poupar cerca de seis mil milhões de euros em despesas com pessoal.

Em Portugal a Siemens tem duas fábricas e o setor de produção de quadros elétricos conta com 50 trabalhadores, que podem passar nos próximos meses a quase 400 caso o processo de transferência se confirme.

O mercado nacional tem recebido apoios consideráveis da empresa alemã e no último ano Portugal foi escolhido para testar uma solução de cardiologia desenvolvida pela Siemens e vai também beneficiar de incentivos no programa "Engenharia made in Portugal" que quer aumentar o número de engenheiros ligado às TI de norte a sul do país.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico