só uma tecnológica com sede em Portugal, na edição deste ano do ranking do Financial Times das 1.000 empresas europeias de crescimento mais rápido. A Singularity Digital Enterprise foi a eleita, numa tabela só com seis presenças nacionais, as restantes representativas de outros sectores.

A Singularity garante a posição 99 do ranking FT1000: Europe's Fastest Growing Companies 2023, na categoria de empresas de TI e Software. Na lista total, considerando os vários setores, desce para meio da tabela e fica na 499ª posição.

Sobre as conclusões apuradas com o ranking, o FT diz que a principal é o impacto da pandemia no negócio das empresas europeias, pela positiva e pela negativa. “Como tem por base o crescimento das receitas das empresas europeias nos três anos até 2021, o ranking mostra quantas empresas prosperaram apesar da pandemia - ou, em muitos casos, devido a ela”, sublinha-se.

A tecnologia e o ecommerce destacam-se como os setores mais beneficiados com as restrições da pandemia, como diversas análises também já tinham evidenciado. O turismo e o retalho estão entre os que mais perderam.

O setor mais representado no ranking é o da tecnologia & software, embora o maior crescimento registado no período em análise tenha sido o de uma empresa de jogos, a britânica Tripledot Studio. No segundo lugar ficou uma fintech, também britânica, da área dos seguros e a fechar o top 3 uma companhia italiana, fabricante de baterias para carros elétricos.

O ranking identifica, com dados da Statista, as empresas com taxas de crescimento anual compostas mais elevadas, entre 2018 e 2021. Nas 1.000 eleitas, a taxa de crescimento mais baixa para o período foi de 36,2%. Na edição deste ano do top há 356 repetentes, que já tinham garantido presença em anos anteriores. As restantes são novas empresas.

De Portugal estão também nesta lista a Plásticos Dão (indústria), Sweetcare.com (farmacêutica e cosmética), Revesperfil (indústria), SA Formação (educação) e Mixprice (alimentação).

Os dados compilados pelo FT mostram ainda que, a única empresa de tecnologia nacional representada neste ranking, teve uma taxa composta de crescimento no período em análise de 61,8%. A faturação da Singularity em 2021 foi de 2,7 milhões de euros e em 2018 tinha sido de 635 mil euros. Neste período, o número de empregados passou de 26 para 46.

A Singularity Digital Enterprise está no mercado desde 2016. A empresa foi fundada por dois ex-colaboradores da Microsoft - Pedro Martins e Hugo Cartaxeiro - e tem desenvolvido produtos e serviços que ajudem as empresas a converter os dados gerados nas respetivas atividades, em insights relevantes para os negócios.

Em 2019, lançou um Power BI & AI Competence Center para dar suporte ao desenvolvimento de projetos especializados em Microsoft Power Platform. Trabalha com clientes como a EDP, Microsoft, Galp, Bondalti, AtivoBank, Worten, TAP, entre outros. Há dias anunciou o lançamento daquele que apresenta como o primeiro centro de competências em OpenAI da Europa, onde vai investir 1 milhão de euros.

Através desta nova estrutura, quer ajudar os “clientes nacionais e internacionais a explorar e a potenciar a capacidade que o OpenAI traz para os seus modelos de negócio e criar soluções que tenham impacto na performance e na eficiência das organizações”. O OpenAI é a tecnologia na base do ChatGPT.