A Qualcomm anunciou esta segunda-feira ter comprado uma parte dos ativos da Gesture Tek, uma empresa especializada no desenvolvimento de tecnologia para reconhecimento de gestos. A tecnologia destina-se à linha de processadores da Qualcomm destinados a dispositivos móveis.

O objetivo é integrar a tecnologia de reconhecimento de gestos na gama de processadores Snapdragon, "dando aos OEMs a possibilidade de produzirem smartphones, tablets e equipamentos de entretenimento doméstico com interfaces baseados nos gestos humanos", explica a empresa num comunicado oficial.

Estes processadores "estão a abrir um novo leque de possibilidades no que respeita a formas de os utilizadores interagirem com os seus dispositivos móveis e de entretenimento", com a aquisição a "reforçar o portefólio da Qualcomm de produtos para smartphones e permitir aos nossos clientes lançarem produtos com novas e atrativas experiências de utilizador", afirma Steve Mollenkopf, vice-presidente executivo da empresa.

A fabricante adquire alguns dos ativos de propriedade intelectual relacionados com o reconhecimento de gestos, bem como recursos ao nível da engenharia. A Gesture Tek, por sua vez, mantém-se na titularidade dos ativos relativos à área de negócio dos ecrãs de toque para espaços públicos e digital signage.

Os planos são detalhados na nota aos meios, mas as empresas não avançam quais os montantes envolvidos na transação.

Há mais de 25 anos no mercado, a Gesture Tek tem experiência na implementação de sistemas de reconhecimento de gestos humanos por máquinas em áreas que vão dos dispositivos móveis, ao entretenimento, cuidados médicos ou retalho.

A sua tecnologia de controlo de gestos por vídeo permite aos utilizadores controlarem conteúdos multimédia, acederem a informação e manipularem efeitos especiais ou "entrarem" numa experiência imersiva num mundo virtual a 3D, apenas através do movimento dos membros, dispensando comandos. O seu software e patentes foram, por exemplo, licenciadas para uso por parte da Xbox 360 e Sony.




Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.