Apesar de um aumento de 5% no preço médio dos smartphones, as vendas destes equipamentos continuaram a crescer, contribuindo para que as Telecomunicações tivessem a melhor prestação do trimestre nas categorias analisadas pela Gfk. A subida face a período homólogo foi de 30,3%, para vendas de 98 milhões de euros.

Globalmente, mercado português de produtos tecnológicos registou uma tendência estável durante os três primeiros meses de 2013, apesar das grandes diferenças de desempenho dos sectores analisados. No total foram faturados 493 milhões de euros, valor que representa um crescimento de 0,4%.

[caption][/caption]

A par dos smartphones, os tablets também mantiveram a tendência positiva conquistada no final de 2012, beneficiando a setor das Tecnologias da Informação. As vendas registadas no período ascenderam a 136 milhões de euros, num crescimento de 9,2%.

[caption][/caption]

Tirando as Telecomunicações e as TI, apenas a categoria dos Pequenos Domésticos registou uma evolução positiva no primeiro trimestre de 2013, segundo a Gfk TEMAX, com as vendas a crescerem 1,6%. Nos grandes eletrodomésticos, pelo contrário, assistiu-se a um abrandamento de 1,4%.

A Eletrónica de Consumo segue em baixa, depois de ter beneficiado do processo de transição para a Televisão Digital Terrestre (TDT), com uma quebra de faturação global de 30%.

A Fotografia ficou-se pelos 15 milhões de euros, numa descida de 5,5% face aos três primeiros meses do ano passado. "Nem a agressividade dos preços, nem as novidades tecnológicas estão a cativar os consumidores para os produtos da fotografia", refere-se na nota enviada à imprensa.

Os Equipamentos de escritório e Consumíveis voltaram a apresentar uma tendência negativa, caindo 16,6%.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico