A ex-diretora executiva da Alameda Research, empresa fundada por Bankman-Fried e braço investidor da FTX, Carolyn Ellison, e o cofundador da FTX, Gary Wang, declararam-se culpados de acusações "relacionadas com o papel na fraude que contribuiu para o colapso" da empresa, disse o procurador Damian Williams, num vídeo.

Williams acrescentou que os dois estão a colaborar com a investigação sobre "o grande esquema de fraude" que o guru da criptomoeda alegadamente terá conduzido e que contribuiu para o colapso da empresa, trazendo estragos para o setor. O procurador garantiu que a investigação "está a progredir rapidamente".

Williams também disse que o próprio Bankman-Fried está atualmente sob custódia do FBI [Departamento Federal de Investigação norte-americano] e a caminho dos Estados Unidos, estando previsto a comparência no tribunal em Nova Iorque "o mais depressa possível".

Sam Bankman-Fried foi detido na semana passada nas Bahamas, depois de Williams o ter acusado de orquestrar uma fraude contra os investidores da FTX.

Ex-CEO da FTX detido por suspeitas de fraude e lavagem de dinheiro
Ex-CEO da FTX detido por suspeitas de fraude e lavagem de dinheiro
Ver artigo

A Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC, na sigla inglesa) alega que Bankman-Fried organizou um esquema fraudulento ao longo de anos para ocultar aos investidores da FTX o desvio de fundos de clientes para a Alameda Research.

Os problemas da empresa de criptoativos aprofundaram-se em novembro depois de uma tentativa de compra falhada pela Binance, sendo que na altura o CEO já tinha perdido 94% da sua fortuna.

Em Portugal a Offchain Lisbon quer avançar com ação coletiva contra a FTX e procura investidores que tenham sido afetados.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.