
Os planos iniciais para a instalação da central são indicativos de que esta será responsável por gerar cerca de 200 gigawatts de energia por ano. O valor equivale a um terço do total fornecido pela indústria da energia solar em 2017. A SoftBank adianta ainda que serão criados mais de 100 mil postos de trabalho em torno desta infraestrutura. Ao todo, a central terá um custo de 200 mil milhões de dólares.
O plano faz parte da estratégia da Arábia Saudita para o sector energético, que ainda se encontra muito dependente das energias fósseis, sendo que o petróleo é a fonte que mais predomina na região.
Em 2016, a capacidade de produção de energia elétrica do país era de apenas 77 gigawatts. Este número era gerado com base em explorações de gás natural e petróleo. Se concretizado, este projeto tem potencial para triplicar este valor.
Masayoshi Son, fundador e atual CEO da empresa japonesa, disse à imprensa que a "Arábia Saudita tem imensa luz natural, muito terreno disponível e grandes engenheiros, grande mão de obra, mas, mais importante do que isso, a melhor e a maior visão de futuro".
O trabalho de cooperação entre a multinacional e o executivo saudita não é de agora. Já em 2017, ambas as partes criaram um dos maiores fundos de investimento para o sector tecnológico com 83 mil milhões de euros disponíveis.
Em destaque
-
App do dia
Microsoft To Do: nova versão tem ainda mais funcionalidades para ajudá-lo a ser organizado -
Site do dia
Giphy lista os 10 GIFs mais populares de 2019. Já usou algum? -
Montra TEK
8 computadores portáteis preparados para acelerar no gaming -
Sugestão TEK
Os melhores acessórios para levar o smartphone para os treinos -
Análise TEK
O candeeiro da Ikea parece um cogumelo mas dá (boa) música
Comentários