O investimento da Sonae em inovação, investigação e desenvolvimento superou os 100 milhões de euros no ano em 2018. O grupo desenvolveu mais de mil projetos a nível mundial, mantendo a sua aposta estratégica na inovação no ano de 2018.

Segundo o relatório “Livro de Inovação do Retalho 2018”, editado pelo décimo ano, a Sonae continuou a desenvolver uma política de inovação aberta, contando hoje como uma diversificada rede de open innovation, trabalhando com 429 parceiros em 34 países de quatro continentes. Entre os parceiros de inovação da Sonae incluem-se universidades, centros de investigação e desenvolvimento, empresas, startups, incubadoras e aceleradoras, fornecedores e instituições das mais variadas áreas.

Catarina Oliveira Fernandes, Diretora de Comunicação, Marca e Responsabilidade Corporativa da Sonae, considera que “a diversidade e multidisciplinariedade são chaves para a inovação. Por isso, investimos nas pessoas, que estão no centro da nossa estratégia de inovação, e procuramos estabelecer parcerias que potenciam a nossa capacidade de inovar, estimulando a partilha do conhecimento e o desenvolvimento de iniciativas por via de cooperação em rede”. Para Catarina Oliveira Fernandes, a estratégia “tem vindo a beneficiar não só a especialização das equipas, como também as oportunidades de crescimento dos negócios de retalho da Sonae, que reforçaram as suas posições de liderança no último ano”.

Em comunicado, a Sonae refere ainda que as inovações desenvolvidas e implementadas permitiram aos negócios de retalho reforçar a sua sustentabilidade, aumentar as vendas, reduzir custos e poupar no tempo despendido em vários processos.

As mais de 50 inovações que constam do Livro de Inovação 2018 incluem vários projetos que utilizam a tecnologia como facilitador dos processos de negócio. Entre eles, a Sonae destaca a app Feedback do Cliente, a app Smart Continente e ainda o projeto Improve Your Game, da Worten.