(Actualizada) A Sonaecom confirmou a aquisição do negócio da Tele2 em Portugal. Com a operação, que implica um investimento de 16 milhões de euros, a empresa nortenha reforça pela segunda vez no espaço de uma semana o seu portfólio de clientes e a quota no mercado de banda larga.



A aquisição da Tele2 inclui todos os activos da empresa em Portugal - incluindo o direito exclusivo de utilização da marca em Portugal - e os cerca de 30 colaboradores que suportam a operação local. No que se refere aos clientes, a Sonaecom angaria 310 mil novos clientes de voz fixa, dos quais 45 por cento já têm uma relação completa com a operadora (tráfego e voz). Na banda larga, os números apurados até Maio contabilizavam 12 mil clientes. Tanto os clientes da rede fixa como os clientes ADSL poderão manter as ofertas actuais.



Tal como a Oni há uma semana, a Sonaecom justifica o interesse na Tele2 com o portfólio de clientes da empresa em Portugal, nomeadamente ao nível da banda larga onde se estreou recentemente a fornecer serviços assegurados por uma infra-estrutura própria, mas sobretudo na voz fixa onde a empresa acumula a maior quota entre operadores alternativos.



"Com estes dois negócios, a Sonaecom reduz o desequilíbrio que ainda existe face ao incumbente e, desta forma, contribui para uma concorrência mais saudável no mercado português", considera Luis Reis COO da Sonaecom citado em comunicado.



Em conferência de imprensa o responsável explicou que existem cinco razões fundamentais para a Sonaecom ter adquirido a Tele2 que passam pelo facto da empresa se ter tornado no maior operador alternativo de voz fixa e o operador de maior crescimento na banda larga; acumular mais de 300 mil clientes que vão dar escala ao negócio da Sonaecom; ter activos extremamente complementares aos da Sonaecom que ajudarão até a integrar os clientes da Oni; ter um posicionamento forte no segmento discount e oferecer novas oportunidades de negócio junto daquela base de clientes.



Luis Reis também admitiu que o acordo estabelecido com a casa mãe da Tele2 para a exploração da marca Tele2 em Portugal durante um período de tempo indeterminado de tempo poderá abrir caminho à sua utilização noutros segmentos, nomeadamente no móvel.



No final de 2006, as receitas da Tele2 em Portugal atingiram os 50,8 milhões de euros, dos quais 44,4 milhões de euros dizem respeito ao negócio do retalho.



No passado dia 21 de Junho a Sonaecom anunciou a compra dos clientes residenciais e SOHO da Oni por 25 milhões de euros. Depois de aprovado pela Autoridade da Concorrência o negócio permitirá à empresa aumentar em 5 por cento a quota no mercado da banda larga e adicionar à sua base de clientes 102 mil novos subscritores.



A Tele2, por seu lado, passa para a Sonaecom a quota de 9 por cento no mercado fixo de voz. Ao nível da banda larga os 12 mil clientes registados até final de Maio não chegam a pesar 1 por cento no ranking dos operadores.



Nota de Redacção: A notícia foi actualizada com informações da conferência de imprensa.