A Sonaecom apresentou ontem ao final do dia os resultados financeiros para os primeiros nove meses do ano, mostrando uma subida das receitas liquidas para os 29,7 milhões de euros, o que multiplica por 11 os valores do período homólogo que se tinham fixado nos 2,7 milhões de euros. No mesmo período, o EBITDA cresceu 9,1% atingindo 149 milhões de euros.

As receitas liquidas do primeiro semestre já tinham sido muito positivas, com 19,6 milhões de euros de lucros.

Apesar desta subida dos resultados líquidos até Setembro, a empresa registou uma quebra do volume de negócios de 4,5% para os 684,1 milhões de euros, onde pesaram as novas tarifas de terminação e a redução das receitas de roaming, assim como a redução esperada que resultou da "desaceleração do programa e-iniciativas". Ainda assim, a Sonaecom indica que estas foram compensadas pelo aumento de receitas de clientes no Móvel e as receitas de serviços das SSI.

Recorde-se que ainda ontem a Portugal Telecom apresentou os seus resultados financeiros relativos ao mesmo período, com receitas líquidas recorde resultantes das mais-valias obtidas com a Vivo, mas reportando quebras de receitas no negócio móvel.

[caption]quadro[/caption]

A Optimus atingiu nos primeiros nove meses do ano os 3,54 milhões de clientes, subindo 6,4% e conseguindo aumentar a base de assinantes de serviços pós-pagos para 32,8% da base de clientes.

A receita média por cliente (ARPU) baixou para os 13,6 euros, caindo cerca de 1,2 euros face a 2009, o que a operadora atribui em parte à redução de receitas de interligação.

Neste período as receitas de dados já representaram cerca de 30% das receitas de serviços, pesando já as receitas de dados sem SMS, 75,4% do total.

Na rede fixa o volume de negócios caiu 3,1% face ao mesmo período de 2009, para os 180,7 milhões de euros. A empresa admite que "o aumento de 8,8% na linha de receitas de operadores não foi suficiente para compensar a diminuição de 11,0% no nível de receitas de clientes".

O número total de acessos voltou a cair, reduzindo para os 436 mil, menos 15,1% do que nos primeiros nove meses do ano passado. Esta quebra é atribuída ao segmento residencial já que o segmento Corporate e PMEs aumentou a sua presença no mercado, ganhando 11 mil novas linhas (para os 149 mil), numa subida de 8%.

Na área dos sistemas de informação, também integrados na holding, a Sonaecom realça o crescimento da WeDo Technologies no mercado internacional, onde foram geradas cerca de 64,1% das receitas desta empresa.

Mas o volume de negócios total de SSI desceu cerca de 11,5%, para os 102,3 milhões de euros, devido à redução de 24,7% nas vendas de equipamentos e ao impacto da desaceleração do programa e-escolas ou e-iniciativas.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.