A Sony enviou uma última remessa de Playstation 2 para as lojas de retalho e decidiu descontinuar a consola. Passaram 12 anos desde o lançamento a 4 de março do ano 2000 e nem a chegada da Playstation 3, em 2006, ensombrou aquela que é a consola caseira mais vendida de todos os tempos.

Estima-se que tenham sido comercializadas mais de 150 milhões de unidades em todo o mundo. Mesmo com o aparecimento de uma nova geração de consolas, a Playstation 2 continuou a receber a atenção de alguns estúdios de desenvolvimento de jogos que lançaram novos títulos ou versões adaptadas para a consola.

A imprensa especializada já especula que a descontinuação da PS2, notícia avançada pela Famitsu, é sinal de que a Sony está a preparar para 2013 a apresentação da nova consola da empresa.

Com mais de uma década de existência, a Playstation 2 trouxe à ribalta jogos como Final Fantasy X, God of War II, Gran Turismo 4, Guitar Hero II, GTA San Andreas, ICO, Metal Gear Solid 3, Okami, Resident Evil 4 e Shadow of Colossus.

O último jogo previsto para a Playstation II deverá ser o Final Fantasy XI: Seekers of Adoulin, que tem lançamento previsto para março de 2013.

O TeK já contactou a Sony Portugal para saber se Playstation 2 também vai ser descontinuada na Europa e em específico no mercado português, e quando é que a "despedida" pode vir a acontecer, mas ainda não obteve resposta.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico