A realidade digital, a tecnologia cognitiva e o blockchain estão entre as grandes tendências que podem revolucionar os negócios e gerar um impacto mais significativo nas organizações nos próximos dois anos, revela o estudo "Tech Trends 2018: The Symphonic Enterprise", da Deloitte.

Na sua 9ª edição, a análise aponta que a empresa do futuro não deverá responder às tendências tecnológicas usando uma abordagem isolada, mas antes olhando para além das fronteiras organizacionais tradicionais e garantindo que a estratégia, a tecnologia e as operações estão sintonizadas em diferentes áreas.

“Responder às tendências tecnológicas já não é responsabilidade apenas dos Chief Information Officers ou dos Chief Technology Officers. Envolve também os Chief Experience Officers, os Chief Executive Officers e até os Conselhos de Administração”, explica Nuno Carvalho, Partner, Technology em Financial Services, da Deloitte.

Entre as tendências apresentadas no Tech Trends 2018 como aquelas que poderão criar novas oportunidades e desafios para as indústrias nos próximos 18 a 24 meses, pode destacar-se a nova força de trabalho, que discute estratégias de RH para gerir ambientes nos quais humanos e máquinas atuam de forma conjunta e complementar.

Também foram contempladas no relatório temáticas como a realidade digital, um termo que agrega a realidade aumentada, virtual, mista, 360° e as tecnologias imersivas e que representa uma nova maneira poderosa das empresas se envolverem com os clientes e as tecnologias blockchains, que estão a passar de uma fase de exploração para uma adoção mais generalizada. Esta pluralidade torna necessária a coordenação e a integração das diversas iniciativas de blockchain dentro de uma grande organização.

No capítulo “Exponentials Technology Watch List” são ainda identificadas estratégias para explorar e capitalizar ideias inovadoras, bem como duas tendências tecnológicas que podem criar um impacto a longo prazo: a inteligência artificial e a encriptação quântica.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.