Começam a 1 de agosto, as obras do primeiro túnel subterrâneo para o transporte de cargas em veículos sem condutor. A nova via vai ligar Genebra a St. Gallen. O projeto, intitulado Cargo Sous Terrain (CST) deverá estar operacional em 2031. A ideia é retirar as transportadoras das estradas e das ferrovias de forma a reduzir o trânsito e o impacto ambiental do sector, bem como melhorar a qualidade do serviço de entregas em todo o país.
A primeira secção do túnel vai ter uma extensão de 70 quilómetros e ligar Härkingen-Niederbipp a Zurique. Por cima das vias de circulação, haverá uma pista suspensa de transporte rápido para pacotes de pequena dimensão. Ao todo, a rede contempla um total de 430 quilómetros de túneis subterrâneos que devem estar totalmente finalizados por volta de 2045.
Quando operacional, o túnel deverá permitir a circulação de veículos a uma velocidade constante de 30 km/h, 24 horas por dia. O projeto está a ser financiado por privados e deverá custar entre 30 a 35 mil milhões de euros.
Em destaque
-
Multimédia
Frigoríficos com anúncios, chupa-chupas eletrónicos e campainhas invasivas nos piores gadgets da CES 2026 -
App do dia
Superfluent ajuda quem já domina o "bê-a-bá" a falar uma nova língua com mais confiança -
Site do dia
Airloom: Acompanhe voos em tempo real numa experiência 3D imersiva -
How to TEK
Quais são as novidades do Google Maps para ajudar a chegar ao seu destino? Veja estas dicas de personalização
Comentários