A reestruturação da Sun Microsystems, que obrigará ao despedimento de 3.300 funcionários a nível global, poderá ter um impacto pouco significativo a nível da Península Ibérica, afirmou ao TeK Paulo Vilela, Director de Marketing da empresa em Portugal. Uma vez que a reestruturação será feita "de acordo com a performance de cada região, não esperamos um grande impacto para a Sun Ibéria", explicou este responsável da empresa.




Apesar de não existirem ainda nenhuns dados sobre a reestruturação a nível local, a decisão comunicada pela Sun Microsystems na passada sexta-feira é global e envolve o despedimento de cerca de 9 por cento da força de trabalho da empresa. Na Península Ibérica a operação é conjunta entre Portugal e Espanha, pelo que a margem de manobra é maior, explica Paulo Vilela, para além de que o facto de esta ser uma das zonas de melhor índice de crescimento trazer também algum conforto.



Nos últimos três anos a Sun Ibérica cumpriu sempre os objectivos, mantendo um crescimento constante, salienta Paulo Vilela. Porém, o responsável de marketing da empresa diz que se houver alguma decisão de despedimento, em linha com a decisão global, esta será tomada em conjunto entre Portugal e Espanha.



Recorde-se que no final de 2003 Josmar Ribeiro, assumiu funções de Director Ibérico, dirigindo a operação portuguesa e a área de Business Development da Península Ibérica.



A reestruturação global da Sun Microsystems acompanhou a divulgação de resultados menos favoráveis, abaixo das expectativas dos analistas. No mesmo dia a empresa comunicou ainda um acordo com a Microsoft para resolução de conflitos pendentes e colaboração futura na área de patentes e compatibilidade de software (veja Notícias Relacionadas).



Paulo Vilela saudou também este acordo, salientando que é benéfico para o mercado e um sinal claro para os clientes da Sun de que a Microsoft valoriza a tecnologia integrada nos seus produtos, para além de garantir uma evolução a nível da compatibilidade entre produtos.

Notícias Relacionadas:

2004-04-02 - Microsoft paga 1,6 mil milhões de dólares em acordo com Sun

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.