A parceria entre a Motional e a Hyundai para a construção do seu robotaxi vai dar frutos em breve. As empresas acabam de divulgar que o seu primeiro modelo, baseado no elétrico IONIQ 5 da Hyundai, vai entrar em produção em série, prevendo o início do serviço de transporte de passageiros a partir de 2023.
O robotaxi tem um nível 4 de condução autónoma, o que significa que pode ser operado sem a presença de um condutor. “Trata-se de um robotaxi com zero emissões, representando a convergência de duas das maiores tecnologias transformativas em mobilidade: eletrificação e autonomia”, salienta a Motional em comunicado, referindo-se ao futuro dos meios de transporte mais inteligentes, seguros e sustentáveis.
Veja na galeria imagens do automóvel robotaxi:
O primeiro veículo comercial da Motional pretende começar a transportar pessoas em 2023, graças a uma parceria com a Lyft. O veículo tem características físicas no seu exterior, que permitem distinguir o modelo autónomo de outros automóveis conduzidos. O robotaxi tem mais de 30 sensores, combinando câmaras, radares e o sistema avançado da LiDAR, permitindo ao veículo ter uma total perceção do que se passa no seu redor de 360 graus.
O modelo utiliza a tecnologia de condução autónoma da Motional, gerido através de inteligência artificial e machine learning, que tem vindo a ser treinado com décadas de dados baseados no mundo real. A empresa garante que o veículo consegue navegar em segurança através de situações desafiantes e complexas.
Já no interior, entra a expertise da Hyundai na oferta de espaço e conforto, seja para relaxar durante a viagem ou mesmo trabalhar ou socializar. Terá ainda interfaces intuitivas para que os passageiros possam fazer alterações no seu itinerário, por exemplo, como uma paragem adicional ao previsto.
A Motional tem vindo a testar os seus veículos em Las Vegas em ruas públicas, sem os condutores de segurança, e por isso, depois de todas as autorizações necessárias, está quase pronta para comercializar o novo modelo. O IONIQ 5 é descrito como tendo a autonomia de 482 quilómetros com uma única carga, e uma capacidade de carregamento nos dois sentidos até 3,6 kW de potência. Baseia-se ainda na nova plataforma modelar E-GMP da Hyundai, a mesma de toda a sua família de veículos elétricos, segundo o comunicado.
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