O grupo Tecnidata verificou um aumento de volume de negócios no terceiro trimestre de 2001 que rondou os 22,8 milhões de euros (4,6 milhões de contos), um crescimento de 19 por cento face ao período homólogo de 2000, obtido de forma orgânica, sem recurso a qualquer aquisição. De igual modo, aquela empresa fornecedora de soluções de tecnologias de informação deu a conhecer a sua nova identidade corporativa, reflectindo não só o posicionamento definido pelo grupo, mas também uma nova organização das diversas empresas que o constituem.

A Tecnidata, presente no mercado português desde 1985, apresentou em 2000 um volume de negócios de 82,5 milhões de euros (16,5 milhões de contos). Actualmente, a estrutura mobiliza cerca de 900 colaboradores, dos quais 90 por cento são quadros técnicos especializados.

Em serviços, a TecniData facturou 8,8 milhões de euros (1,8 milhões de contos) no terceiro trimestre de 2001, o que representa uma subida de 47 por cento relativamente aos valores registados em igual período do ano passado.

O crescimento dos serviços reflecte a estratégia da TecniData, segundo um comunicado oficial, atingindo o grupo um rácio de serviços de 36 por cento sobre o volume total de vendas. Por sua vez, o EBITDA cresceu 3 por cento no terceiro trimestre de 2001, atingindo um valor de 525 mil euros (ou 105 mil contos).

De acordo com Brás Araújo, presidente do conselho de administração do grupo TecniData, "os resultados obtidos no terceiro trimestre foram muito positivos. Apesar da actual conjuntura do sector, desfavorável em todo o mundo, continuamos a atingir as metas a que nos propusemos e a crescer claramente acima da média do sector", confirmou.

A Tecnidata opera no mercado com soluções ERP, Workflow, Storage, Wireless, voz sobre IP, Business Inteligence, Outsourcing, CRM, ASP e Formação, entre outras.

Para o desempenho positivo verificado, de acordo com a empresa, muito contribuiu a integração da actividade de prestação de serviços da NCIT na TecniData System Integration, a sua optimização e a contratação de mais 42 colaboradores até final de Setembro.

Nesta área de negócio alcançou-se um volume de negócios de cerca de 16 milhões de euros (3,2 milhões de contos) no terceiro trimestre deste ano, o que representa um crescimento de 4 por cento comparado com o mesmo período de 2000.

No sector das soluções de negócio (Business Solutions) foi notório o crescimento neste terceiro trimestre atingindo um valor na ordem dos 77 por cento em relação ao mesmo período do ano passado. Entre os projectos de referência da Business Solutions, distribuídos pelas várias empresas da unidade, destacam-se parcerias com fabricantes internacionais, nomeadamente, SAP, Microsoft e Vignette, na vertente de soluções de comércio electrónico, gestão de conteúdos e gestão de pagamentos. Nesta última área referida foi desenvolvido um produto próprio - PayCenter.

Os resultados ao nível dos serviços foram igualmente positivos, com um crescimento de 88 por cento para os quais contribuíram as participadas do grupo W/3, Roff, TecniData BS e eB-Focus. No Brasil a W/3 continuou a sua estratégia de forte crescimento impulsionada pela adjudicação de alguns projectos de média dimensão e com implementações de mySAP.com.

A nova identidade da marca acompanha uma alteração da estrutura do grupo Tecnidata. "A reorganização permite sinergias entre as empresas que compõem o universo Tecnidata e posiciona-nos como um fornecedor global de serviços de elevado valor acrescentado", sublinhou Brás Araújo adiantando que "a imagem das diversas empresas do grupo era muito difusa e em várias áreas que não estávamos a comunicar bem".

Essa transformação de identidade foi efectuada pela empresa de brand building ION Consulting que manteve a marca Tecnidata inalterável, renovando apenas a sua imagem de empresa de tecnologia, abarcando todos os conceitos de marketing que lhe estão inerentes.

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